Índia deve permitir 5 mi t de açúcar para exportação em 1ª tranche na nova safra

Publicado em 14/09/2022 17:35

Por Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav

NOVA DELI/MUMBAI (Reuters) - A Índia está pronta para permitir a exportação de 5 milhões de toneladas de açúcar na primeira tranche para o novo ano de comercialização a partir de outubro, disseram duas fontes do governo na quarta-feira.

"A permissão para exportar 5 milhões de toneladas de açúcar está prevista para as próximas semanas e assim que tivermos uma noção melhor sobre a produção do próximo ano, poderemos permitir mais 3 a 5 milhões de toneladas para exportação", disse uma das fontes que não quis ser nomeada.

Embora seja um pouco cedo para ter uma ideia clara sobre a produção do próximo ano, as primeiras estimativas sugerem que a produção de açúcar em 2022/23 ficará em torno do recorde deste ano de 36 milhões de toneladas, disse a autoridade.

Em 1º de outubro de 2022, quando a nova temporada começa, os estoques de passagem das usinas da temporada anterior são estimados em 6 milhões de toneladas contra 8 milhões de toneladas no ano anterior.

"Depois de considerar a demanda local, a necessidade de produção de etanol e a necessidade das usinas para seus estoques anuais de passagem, acreditamos que a Índia terá um grande excedente exportável no ano 2022-23", disse a segunda fonte.

"Mas dados os padrões climáticos erráticos que afetam as colheitas e a produção agrícola, não queremos permitir exportações de 8 ou 9 milhões de toneladas de uma só vez", disse a segunda fonte. "Seremos bastante cautelosos."

A Índia proibiu as exportações de trigo no início deste ano e na semana passada impôs restrições aos embarques de arroz, pois as condições climáticas adversas afetaram a produção e o plantio.

O consumo doméstico de açúcar da Índia é estimado em cerca de 27,5 milhões de toneladas e as usinas devem desviar 4,5 milhões de toneladas de açúcar para a produção de etanol na temporada 2022-23. As usinas também separarão pelo menos 6 milhões de toneladas de açúcar como seus estoques anuais de passagem.

Aproveitando os atrativos preços globais, traders já assinaram acordos para exportar 400.000 toneladas de açúcar bruto para a temporada 2022/23.

(Reportagem de Mayank Bhardwaj e Rajendra Jadhav)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar reage nas bolsas após projeção de déficit global saltar para 6,3 milhões de toneladas
Conferência Internacional DATAGRO reúne líderes do setor para debater futuro do açúcar, etanol e biocombustíveis
Brasil pode responder por 73% das exportações globais de açúcar bruto e ampliar protagonismo em 2027
Com expectativa de mix mais alcooleiro, moagem da safra de cana 2026-2027 do Norte-Nordeste atinge 16,7% do previsto
Déficit no mercado global de açúcar deve crescer acentuadamente, diz analista
Açúcar/Cepea: Menor oferta e alta externa impulsionam preços do cristal