União e governo criticam Tereos por cortes de empregos na França

Publicado em 13/03/2023 15:21

PARIS (Reuters) - A Tereos, maior produtora de açúcar e etanol da França, enfrentou uma reação dos sindicatos e do governo nesta segunda-feira (13) depois de anunciar que estava fechando suas atividades de açúcar em uma fábrica no norte da França, culpando uma queda esperada na produção de beterraba.

A alta dos preços do açúcar ajudou a Tereos, uma das maiores produtoras de açúcar do mundo em volume devido às grandes atividades no Brasil, a registrar fortes lucros no ano passado, mas as altas dívidas levaram o grupo a vender ativos em todo o mundo.

O grupo disse na semana passada que também planejava fechar uma destilaria e estava tentando vender uma fábrica de fécula de batata, ambas no leste da França.

No total, os planos custariam 149 empregos, incluindo o fechamento de seu processamento de açúcar em Escaudoeuvres, no norte da França.

Desde a semana passada, os trabalhadores bloquearam a fábrica de Escaudoeuvres, que contém 40.000 toneladas de açúcar e sementes para a próxima safra, disseram fontes sindicais.

Nesta época do ano na França, a colheita da beterraba sacarina e o processamento do açúcar terminaram para a temporada.

Apesar do aumento dos preços do açúcar, a área plantada com beterraba deve cair para o menor nível em 14 anos na França nas próximas semanas, já que a proibição do uso de pesticidas neonicotinóides prejudiciais às abelhas está impedindo os agricultores de plantar porque temem danos às colheitas.

A Tereos disse que seus cooperados se comprometeram com 10% menos de beterraba.

Mas o ministro da Indústria, Roland Lescure, disse que a decisão de interromper a produção de açúcar na fábrica era prematura.

"Eles estão gritando 'fogo' quando não viram uma única faísca", disse Lescure à Sud Radio antes de viajar para o local. "Uma empresa que ganha dinheiro e que fecha uma fábrica, acho que isso não é normal."

O ministro da Agricultura, Marc Fesneau, pediu na semana passada que a Tereos esclarecesse a lógica econômica por trás de sua decisão.

(Reportagem de Sybille de La Hamaide e Pascal Rossignol; edição de Barbara Lewis)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar reage nas bolsas após projeção de déficit global saltar para 6,3 milhões de toneladas
Conferência Internacional DATAGRO reúne líderes do setor para debater futuro do açúcar, etanol e biocombustíveis
Brasil pode responder por 73% das exportações globais de açúcar bruto e ampliar protagonismo em 2027
Com expectativa de mix mais alcooleiro, moagem da safra de cana 2026-2027 do Norte-Nordeste atinge 16,7% do previsto
Déficit no mercado global de açúcar deve crescer acentuadamente, diz analista
Açúcar/Cepea: Menor oferta e alta externa impulsionam preços do cristal