Lucro da Suedzucker mais que dobra com alta no preço do açúcar

Publicado em 18/04/2023 11:40

HAMBURGO (Reuters) - A Suedzucker, maior produtora de açúcar da Europa, divulgou na terça-feira um aumento de cerca de 112% nos ganhos do ano, já que a empresa voltou a lucrar após quatro anos de perdas e previu que os preços mais altos continuarão a impulsionar os resultados.

O lucro operacional preliminar no ano fiscal encerrado em fevereiro subiu para 704 milhões de euros, ante 332 milhões de euros no ano anterior, disse a Suedzucker em um comunicado. Os números superam a previsão de 640 a 680 milhões de euros.

As vendas subiram para 9,5 bilhões de euros, ante 7,6 bilhões no ano anterior, disse a empresa com base em dados preliminares, antes da divulgação dos resultados oficiais marcada para 28 de abril.

Também propôs aumentar o dividendo para 70 centavos por ação, ante 40 centavos no ano passado.

A companhia elevou suas previsões de lucro operacional para o ano fiscal de 2023/24 a partir de 1º de março para entre 725 milhões e 875 milhões de euros, de 650 para 850 milhões anteriormente.

“Nosso setor açucareiro voltou a ter lucros em nosso ano fiscal de 2022/23, após quatro anos de perdas”, disse um porta-voz da Suedzucker. "Os preços mais altos do açúcar e do bioetanol durante o ano 2022/23 compensaram os custos mais altos de energia e matérias-primas."

Citando números da Comissão Europeia, ele disse que o preço do açúcar na União Europeia era de cerca de 800 euros a tonelada em fevereiro de 2023, contra 650 euros em dezembro de 2022.

(Por Michael Hogan)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar reage nas bolsas após projeção de déficit global saltar para 6,3 milhões de toneladas
Conferência Internacional DATAGRO reúne líderes do setor para debater futuro do açúcar, etanol e biocombustíveis
Brasil pode responder por 73% das exportações globais de açúcar bruto e ampliar protagonismo em 2027
Com expectativa de mix mais alcooleiro, moagem da safra de cana 2026-2027 do Norte-Nordeste atinge 16,7% do previsto
Déficit no mercado global de açúcar deve crescer acentuadamente, diz analista
Açúcar/Cepea: Menor oferta e alta externa impulsionam preços do cristal