CNA participa de reunião da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool

Publicado em 14/07/2023 13:58
Reunião debateu políticas para biocombustíveis

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na quarta (12), da reunião da Câmara Setorial de Açúcar e Álcool do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para debater Reforma Tributária, Plano Safra e outros assuntos de interesse do setor.

Participaram da reunião o presidente da Comissão Nacional de Cana-de-açúcar da CNA, Nelson Perez Júnior, e a assessora técnica, Eduarda Lee.

Durante o encontro, foram abordados assuntos como a Reforma Tributária e seus efeitos na cadeia produtiva, com a proposta aprovada na Câmara dos Deputados que seguiu para análise no Senado Federal. Um dos pontos mais debatidos pelo colegiado foi a cobrança tributária sobre o etanol, que atualmente possui alíquotas estaduais distintas.

Além disso, o deputado federal Zé Vítor (PL-MG) falou sobre a importância da nova Frente Parlamentar do Etanol para valorização da cadeia. A frente mista já conta com a adesão de mais 140 parlamentares - deputados e senadores.

Os membros da Câmara discutiram, ainda, os principais itens do Plano Safra 2023/2024, com foco maior na sustentabilidade das cadeias produtivas, como o incentivo ao uso de bioinsumos e geração de energia limpa.

Segundo Eduarda Lee, outro tema abordado durante a reunião foi a previsão do clima nas regiões produtoras de cana-de-açúcar para as próximas semanas e uma análise dos possíveis impactos do El Niño, que favorece a seca no Norte e no Nordeste e chuvas no Sul do país.

Fonte: CNA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira
Maior produtor de açúcar da Europa projeta queda nos lucros por preços baixos
Pressionado pela oferta, açúcar recua mais de 2% em Nova York e Londres
UNICA: Venda de etanol hidratado soma 1,86 bilhão de litros em abril
Sentindo pressão da demanda, açúcar volta a recuar no mercado internacional