Demanda por açúcar bruto caiu 20% no primeiro semestre, diz corretora

Publicado em 11/08/2023 14:53

NOVA YORK (Reuters) - A demanda global por açúcar bruto caiu 20% no primeiro semestre de 2023 em comparação com o mesmo período do ano anterior, estimou a corretora e fornecedora de serviços da cadeia de suprimentos Czarnikow em um relatório na sexta-feira.

O analista da Czarnikow Stephen Geldart disse que, embora a demanda por importações de açúcar bruto tenha caído, o uso global de açúcar refinado ficou estável no período analisado, o que indica que as refinarias estavam usando seus estoques, esperando que os preços do açúcar bruto caíssem antes de voltarem para comprar.

"Isso é enorme. É realmente raro obter um adiamento de demanda nessa escala no mercado de açúcar", disse Geldart.

"Os processadores de açúcar bruto estão reduzindo seus estoques em vez de comprar açúcar bruto novo a preços altos. Eles procurarão repor esses estoques se e quando os preços caírem", disse ele.

O analista diz que essa situação tem levado a aumentos nos preços do açúcar refinado. O prêmio de preço do açúcar branco em comparação com o açúcar bruto subiu recentemente.

De acordo com o relatório, a necessidade de reabastecimento das refinarias reforçará um piso de preços para o mercado de açúcar bruto, já que qualquer queda nos preços desencadeará compras, que por sua vez sustentarão o mercado.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Fonte: Reuters

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar sobe mais de 2% nesta 6ªfeira (19) mas encerra semana com baixas em NY e Londres
Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol