Incentivo ao biometano é tema de reunião entre Secretaria de Agricultura e associação de biogás

Publicado em 17/01/2024 11:06

O estímulo à produção de biometano no Estado de São Paulo foi tema de reunião entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Abiogás (Associação Brasileira do Biogás) na terça-feira (16/01).

O secretário de Agricultura, Guilherme Piai, discutiu a resolução de regularização do biogás e biometano com Renata Isfer, presidente da Abiogás. Durante a reunião ficou acordado que o assunto será tratado em uma reunião técnica com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

A substituição do uso de combustíveis fósseis por fontes renováveis de energia é uma vocação do Brasil, país com destaque internacional na economia verde e de São Paulo, que possui o maior potencial mundial para a produção de novos biocombustíveis, como o biogás e o biometano, por meio dos resíduos do setor sucroalcooleiro.

Líder mundial na produção de cana-de-açúcar, o Estado de São Paulo conta com 166 empresas do setor sucroenergético registradas no MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), sendo que 66 usinas estão a até 20 km da rede de gasodutos, reduzindo o custo logístico de escoamento de gás para centros urbanos e industriais.

Fonte: Abiogás

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY
Produção de açúcar do centro-sul deve cair 5% em 2026/27, prevê Safras & Mercado
Faturamento médio das exportações de açúcar pelo Brasil cai 16,9% em dezembro
Preços do açúcar fecham em alta nesta 2ª feira (22) em NY e Londres