Zona canavieira será marcada por chuva acima da média no próximo trimestre em Pernambuco

Publicado em 22/02/2024 08:43

Nesta quarta-feira (21), os milhares de canavieiros receberam notícia positiva da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, em relação à quadra chuvosa na região. O serviço meteorológico da entidade, liderado pelo doutor na área, Alexandre Magno, prevê um trimestre marcado por chuvas de normal a acima da média, com boa distribuição espacial e regularidade. A previsão se baseia em vários modelos atmosféricos, onde indicam o fim do El Niño, surgimento da La Niña, e um certo aquecimento da costa oceânica do NE. 

O enfraquecimento do El Niño, por sinal, e condições favoráveis da temperatura do Oceano Atlântico, em janeiro e em fevereiro, já estimularam, nestes meses, precipitações acima da média histórica na Zona da Mata - região predominante pelo cultivo da cana de açúcar em PE. Em Itambé (Mata Sul) e Lagoa do Carro (Norte) ficaram 309% e 289% acima no primeiro mês do ano, respectivamente. Em fevereiro, a situação de alta repetiu, com volumes também bastante acima. 

"O serviço meteorológico da AFCP foi implantado ano passado e tem sido um instrumento importante para o setor", diz Alexandre Andrade Lima, presidente da associação que reúne 7 mil canavieiros.

Fonte: AFCP

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY