Comitiva da OCB-PE, junto com a Coaf, estuda com maior grupo cooperativista do mundo durante missão na Espanha

Publicado em 08/03/2024 08:48

Ao longo dessa semana, o presidente da Cooperativa dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf), Alexandre Lima, junto com outros 24 cooperativistas de vários ramos no estado, tem participado do fechamento do Programa Cooperlider na Espanha. A comitiva é vinculada à Organização das Cooperativas do Brasil (OCB-PE). A formação busca qualificá-los para governança do sistema OCB-PE.

A missão internacional dos estudos tem sido realizado em Mondragón - cidade espanhola com vocação cooperativista. Os participantes puderam, inclusive, ver apresentações sobre funcionamento da federação de cooperativas do local, que constitui o maior grupo cooperativista do mundo. Também visitaram, durante a semana, as cooperativas do complexo Mondragón, incluindo áreas de pesquisa, indústria e crédito, além de aulas em universidades dessa região na Espanha.

Para o pernambucano Alexandre Lima, o que mais impressionou é que na região o cooperativismo é muito consolidado. 'Por conta disso, a distribuição de riqueza e renda é bastante equilibrada.  O máximo de diferença de salário entre os cooperados é de até 6 vezes maior ou menor entre eles, havendo, inclusive, diz o dirigente canavieiro, cooperativas que só pode ser de 500 Euros a diferença entre elas.

Fonte: Coaf

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar encerra semana em baixa com perspectiva de excesso global de oferta
Vendas no Centro-Sul atingem 1,33 bilhão de litros nos primeiros quinze dias de janeiro
Exportações de açúcar fecham janeiro com queda de 27,2% no faturamento frente a 2025
Fixação de preço do açúcar do Brasil em NY atinge 38%, abaixo do ano anterior, diz Archer
Açúcar amplia perdas em NY e Londres com expectativa de excesso de oferta global
Centro-Sul deve impulsionar novo ciclo de excesso de oferta no mercado global de açúcar, avalia Hedgepoint