Seminário Ethanol Talks desembarca no Vietnã

Publicado em 08/04/2024 10:27
Chanceler Mauro Vieira abre, em Hanói, a 10ª edição do seminário que busca compartilhar a bem-sucedida experiência do Brasil com etanol

Na próxima quarta-feira, 10 de abril, o seminário Sustainable Mobility: Ethanol Talks desembarca em Hanói, capital do Vietnã, para discutir oportunidades para o biocombustível na mobilidade sustentável. Será a décima edição do projeto lançado em 2020, com o intuito de fortalecer a agenda de etanol no exterior e hoje é realizado à luz da Aliança Global para os Biocombustíveis (GBA).

O Ethanol Talks é realizado pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia (UNICA), Arranjo Produtivo Local do Álcool (APLA) e Ministério das Relações Exteriores do Brasil, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), apoio da Embaixada do Brasil em Hanói e de parceiros locais.

A abertura será feita pelo ministro de Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, ao lado do presidente da UNICA, Evandro Gussi, e do diretor-executivo do APLA, Flávio Castellari. Os debates técnicos contam com especialistas do Brasil e da Ásia, divididos em três painéis temáticos: políticas públicas; o uso do etanol e a indústria automotiva; e soluções tecnológicas para a descarbonização. 

“O Ethanol Talks é uma oportunidade ímpar de diálogo e cooperação para acelerar a transição energética em países com vocação para a agroindústria de bioenergia, como os países do Sul Global”, afirma Evandro Gussi. “Estima-se que mais de três bilhões de pessoas que vivem nessa região geográfica podem ser beneficiadas com a adoção de biocombustíveis”, completa.  

Redução de emissões
Atualmente, mais de 70 países no mundo já possuem mandatos que estabelecem algum nível de mistura de etanol na gasolina. O biocombustível tem uma das menores pegadas de carbono, podendo reduzir em até 90% quando comparado à gasolina. No Brasil, desde que os carros flex foram lançados em 2003, o uso de etanol evitou a emissão de cerca de 660 milhões de toneladas de CO2. Além do hidratado (E100), é mandatório no país a mistura de 27% de etanol na gasolina.

No Vietnã, o uso de biocombustíveis faz parte da estratégia para reduzir suas emissões de gases de efeito estufa, em conformidade com os compromissos assumidos pelo país no âmbito do Acordo de Paris. O país asiático tem como meta reduzir até 2030 de 15.8% a 43,5% de suas emissões globais de CO2.

A proporção de mistura de biocombustíveis é regulada por decreto desde 2012. Embora a legislação permita a distribuição de diferentes percentuais de mistura no mercado vietnamita, está disponível atualmente nos postos locais apenas dois produtos, a gasolina sem mistura e a gasolina E5, com 5% de etanol. 
“A partir da experiência brasileira, podemos contribuir para o avanço da agenda de etanol no Vietnã, compartilhando soluções para o desenvolvimento da agroindústria para produção de biocombustíveis, a exemplo da nossa parceria com outros países da Ásia”, afirma Flávio Castellari, diretor-executivo do APLA.

Nos países asiáticos, assim como em outras partes do mundo, são diversos os desafios para a ampliação da mistura de etanol na gasolina a nível nacional, como infraestrutura, custo, disponibilidade do produto e questões regulatórias. 

Conversas pelo mundo
Os seminários Sustainable Mobility: Ethanol Talks proporcionam o diálogo sobre a produção e utilização de etanol para a mobilidade sustentável. Participam especialistas, legisladores, reguladores e representantes da indústria do Brasil e do país anfitrião, em debates sobre os benefícios econômicos, sociais e ambientais do etanol, além de questões importantes de operacionalização. 

Desde 2020, foram realizadas edições em Nova Déli (Índia), Bangkok (Tailândia) e Islamabad (Paquistão), Buenos Aires (Argentina), San José (Costa Rica), cidade da Guatemala (Guatemala), Nova Déli (Índia) e Jacarta (Indonésia).

Um dos resultados desse intercâmbio é o Memorando de Entendimento, assinado em 2022, pela UNICA e a Associação Indiana dos Fabricantes dos Automóveis (SIAM). O documento prevê uma série de iniciativas focadas em políticas para reduzir os níveis de emissão de gases de efeito estufa a partir do uso de etanol. Também estabelece o intercâmbio de informações sobre biomassa e acesso ao mercado e sustentabilidade dos biocombustíveis, além do já criado Centro Virtual de Excelência em bioenergia. 

SERVIÇO
Sustainable Mobility: Ethanol Talks Vietnam
Data: 10 de abril de 2024
Local: Hotel Meliá Hanoi, 44B Ly Thuong Kiet Street
Mais informações: https://www.ethanoltalks.com/vietnam/

Fonte: UNICA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira