Açúcar perde força ao longo do dia e termina o ano em campo negativo

Publicado em 30/12/2024 15:00 e atualizado em 02/01/2025 10:10

 

No último fechamento de mercado do ano para o açúcar, as cotações encerraram em baixa, com o contrato março/25 cotado a 19,13 centavos de dólar por libra-peso de acordo com os dados da Barchart. Todos os demais contratos futuros ficaram abaixo de 18 centavos, indicando espaço para mais pressão nos preços a médio e longo prazo. Nos meses finais do ano, o mercado já apresentava quedas graduais, mas o recuo acentuado dos últimos dias reflete a redução no déficit global de produto disponível para comercialização.

A pressão negativa persiste apesar da safra incerta na Índia, que havia sinalizado a possibilidade de exportar excedentes caso sua produção atendesse às exigências de mistura de etanol doméstico. No entanto, o país enfrenta chuvas excessivas após um longo período de seca, situação que pode levar a uma redução na produção de açúcar para níveis abaixo do consumo interno pela primeira vez em oito anos, segundo agricultores e autoridades do setor.

Além disso, o açúcar brasileiro tem impactado o mercado, já que a desvalorização do real em relação ao dólar incentiva as vendas externas pelas usinas nacionais, ampliando a oferta global e pressionando ainda mais os preços. Por outro lado,  o último relatório da UNICA (União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia), mostrou que até a primeira quinzena de dezembro as unidades produtoras da região Centro-Sul processaram 8,83 milhões de toneladas ante a 19,32 milhões da safra 2023/2024 – o que representa uma queda de 54,30%. No acumulado desde o início da safra 2024/2025 até 16 de dezembro, a moagem atingiu 611,85 milhões de toneladas, ante 639,28 milhões de toneladas registradas no mesmo período no ciclo anterior – queda de 4,29%.

Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar encerra semana em baixa com perspectiva de excesso global de oferta
Vendas no Centro-Sul atingem 1,33 bilhão de litros nos primeiros quinze dias de janeiro
Exportações de açúcar fecham janeiro com queda de 27,2% no faturamento frente a 2025
Fixação de preço do açúcar do Brasil em NY atinge 38%, abaixo do ano anterior, diz Archer
Açúcar amplia perdas em NY e Londres com expectativa de excesso de oferta global
Centro-Sul deve impulsionar novo ciclo de excesso de oferta no mercado global de açúcar, avalia Hedgepoint