Expectativa de maior produção no Brasil deixa mercado do açúcar com ganhos limitados

Publicado em 24/04/2025 09:29

O clima mais favorável nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar do Brasil tem limitado os ganhos nos preços internacionais do açúcar. Nesta quinta-feira (24), o contrato maio/25 é negociado a 17,99 centavos de dólar por libra-peso em Nova Iorque, com leve alta de 0,28%. Já o contrato julho/25 registra acréscimo mais tímido, sendo cotado a 17,89 cents, avanço de apenas 0,06%.

Segundo Alexandre Nascimento, sócio-diretor e meteorologista da Nottus, os mapas climáticos com previsão até o final de abril indicam acumulados significativos de chuva em praticamente todos os estados produtores da região Centro-Sul. Essa condição traz alívio aos canaviais, especialmente após os efeitos da estiagem prolongada e das queimadas registradas no ano passado, que afetaram diretamente a produtividade das lavouras. Com o retorno das chuvas, o mercado acompanha de perto o desenvolvimento da safra 2025/26, que será determinante para a dinâmica dos preços nos próximos meses.

Ainda não há consenso sobre o tamanho da safra brasileira de cana-de-açúcar para 2025/26, mas as estimativas indicam um volume próximo de 600 milhões de toneladas, com expectativa de um mix mais voltado para a produção de açúcar. De modo geral, especialistas acreditam que os preços em Nova Iorque devem encontrar estabilidade na faixa de 18 centavos de dólar por libra-peso.

Outro fator que influencia o mercado é o câmbio. O dólar tem perdido força frente ao real, o que tende a reduzir a competitividade das exportações brasileiras e impacta diretamente a rentabilidade das usinas. Além disso, a continuidade da guerra comercial entre Estados Unidos e China segue pressionando os mercados globais, especialmente o setor de energia, o que se reflete também nos preços do etanol.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Feplana cobra avanço da LOA e alerta para crise na cana em PE
Açúcar fecha em queda nesta 5ªfeira nas principais bolsas pressionado por produção na Índia
Antes de deixar Meio Ambiente, Marina Silva afirma que biocombustíveis são alternativa diante do conflito no Oriente Médio
Índia tem segundo déficit de açúcar consecutivo com fechamento antecipado de usinas
Setor sucroenergético avalia efeitos da Reforma Tributária sobre insumos, produção e comercialização
Cana Summit debate futuro da canavicultura com foco em mercado, etanol e geopolítica