Mercado do açúcar opera em alta nesta terça-feira (13), impulsionado por commodities e incertezas da safra brasileira

Publicado em 13/05/2025 08:44 e atualizado em 13/05/2025 12:32

O mercado do açúcar opera no campo positivo na manhã desta terça-feira (13), com o contrato julho/25 negociado a 17,97 cents de dólar por libra-peso em Nova Iorque, alta de 1,53%. O vencimento outubro/25 também sobe, cotado a 18,12 cents, avanço de 1,40%. O movimento reflete, por um lado, a valorização generalizada das commodities, especialmente o petróleo, que reagiu positivamente ao anúncio da redução das tarifas entre Estados Unidos e China. Por outro lado, permanecem as incertezas sobre o tamanho da safra brasileira.

De acordo com Sérgio Quassi, pesquisador da Agroquatro-S Experimentação Agronômica Aplicada, a safra 2025/26 deve ficar entre 570 e 590 milhões de toneladas. “O ciclo atual ainda carrega os impactos da estiagem e das queimadas do ano passado. Muitas usinas precisaram plantar novas áreas com cana de segundo e terceiro corte, o que pode comprometer a sanidade das lavouras. O vigor das plantas também deve ser menor, com produtividade estimada entre 70 e 75 toneladas por hectare”, avalia.

Mesmo com o avanço da colheita e da moagem, o Cepea aponta que a oferta de açúcar cristal de melhor qualidade (Icumsa até 180) ainda não é robusta no mercado spot paulista. Isso porque as usinas têm priorizado os primeiros lotes para o cumprimento de contratos internos e de exportação. Do lado da demanda, a procura por açúcar para entrega imediata permanece enfraquecida, o que tem resultado em pequenas quedas diárias nos preços do cristal no estado de São Paulo.

Já o mercado de etanol apresentou aquecimento na última semana no spot paulista. Segundo o Cepea, compradores estiveram mais ativos, adquirindo volumes em praticamente todos os estados do Centro-Sul. Apesar disso, muitos tentaram fechar negócios a preços mais baixos, enquanto algumas usinas se mantiveram firmes nos valores de venda. Com o avanço da moagem favorecido pelas condições climáticas, a oferta de etanol cresceu em parte das regiões.

Entre os dias 5 e 9 de maio, o Indicador CEPEA/ESALQ do etanol hidratado fechou em R$ 2,7236/litro (líquido de ICMS e PIS/Cofins), leve alta de 0,19% frente ao período anterior. Para o etanol anidro, o indicador foi de R$ 3,1230/litro, aumento de 0,76%, também considerando valores líquidos de impostos.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Mercado do açúcar sobe mais de 1% nesta sexta-feira (19)
Cotações do açúcar ampliam queda com sinalização de novas exportações pela Índia
Mercado do açúcar mantém pressão negativa nos preços internacionais nesta quinta (18)
Com pressão do câmbio, açúcar fecha em queda e recua pela terceira sessão seguida
Açúcar recua e safra no Centro-Sul caminha para o fim com foco no etanol
Preços do açúcar ampliam perdas nesta 3ªfeira (16) pressionados por petróleo em baixa