Navio oceânico movido a vento leva açúcar brasileiro à China de forma mais sustentável

Publicado em 09/06/2025 14:31

 O TAC – Terminal Açucareiro Copersucar, no Porto de Santos, recebeu na última semana de maio o Pyxis Ocean. O navio, fretado pela Cargill, foi contratado pela Alvean, empresa do ecossistema Copersucar especialista em originação, comercialização e trading de açúcar, para transportar 72 mil toneladas de açúcar com destino à China.

O Pyxis Ocean é equipado com dois WindWings®, que medem 37,5 metros de altura equivalentes a três jatos 747 combinados. As asas são instaladas verticalmente para capturar o vento e trazer o navio para a frente, permitindo que o motor do navio tenha sua necessidade reduzida ao mesmo tempo para que possa viajar na mesma velocidade de um navio convencional, porém utilizando menos combustível. A tecnologia permite uma redução de até 30% no consumo de combustível nas condições ideais, proporcionando significativamente a pegada de carbono do transporte marítimo.

“Para o Ecossistema Copersucar, essa operação representa uma oportunidade de testar soluções que estejam alinhadas à nossa estratégia de logística multimodal eficiente com menor emissão, e reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade na cadeia logística”, disse Rodrigo Lima, diretor de Logística e Operações da Copersucar.

A Copersucar é líder na comercialização de açúcar no mundo e contribui para a alimentação de 525 milhões de pessoas ao ano em mais de 70 países.

Fonte: Copersucar

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do açúcar caem até 2,7% em Nova Iorque e 2,27% em Londres nesta semana
Projeções para a safra e os desafios de gestão para a cana 26/27
Açúcar com leve recuperação após pressão de oferta da Índia e perspectiva de safra robusta no Brasil
Açúcar fecha em baixa nesta 5ª feira (04) com menor preocupação sobre oferta global
Clima favorece avanço do Sphenophorus e controle da praga se torna mais desafiador
Açúcar opera em leve alta após quedas recentes com influência da Índia e do Brasil