Itaú BBA projeta queda na moagem de cana no Centro-Sul na safra 2025/26

Publicado em 20/06/2025 13:55
Os dados disponíveis no Agro Mensal, relatório divulgado pela Consultoria Agro do Itaú BBA

O cenário macroeconômico global continua sendo o principal motor das variações recentes nos preços internacionais do açúcar. No Brasil, o início mais lento da safra no Centro-Sul, impactado pelas chuvas acima da média histórica de abril, tem gerado atenção no setor, embora ainda tenha influenciado um pouco os preços até o momento. Segundo a UNICA, a moagem no mês de abril foi de 34,2 milhões de toneladas de cana, ante 51,1 milhões no mesmo período do ano anterior.

A estimativa do Itaú BBA para a safra 2025/26 aponta uma moagem de 590 milhões de toneladas de cana no Centro-Sul, o que representa uma redução de 5% em relação ao ciclo anterior. Essa queda deve ser mais acentuada em regiões como o oeste e o noroeste paulista, enquanto áreas do Paraná e do Mato Grosso do Sul tendem a registrar produtividade acima da registrada na última safra.

Apesar da menor moagem, a produção de açúcar deve crescer. Com um mix de açucareiro projetado em 52% e um ATR médio de 141 quilos por tonelada de cana, a estimativa é de uma produção de 41,2 milhões de toneladas de açúcar, o que representa um avanço de 2,7% na comparação com o ciclo anterior.

As primeiras estimativas para a safra 2025/26 indicam um superávit de 2,6 milhões de toneladas, impulsionado principalmente pela recuperação da produção nos países asiáticos. Na Índia, as projeções climáticas apontam para monções antecipadas e volumes de chuva acima da média, favorecendo a safra. No Brasil, o risco de uma produção abaixo do esperado é reconhecido pelas usinas, mas ainda não está refletido nas expectativas do mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Itaú BBA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário