Açúcar se apoia na queda do petróleo e volta ao campo positivo nesta quarta-feira (25)

Publicado em 25/06/2025 08:51

O mercado do açúcar opera em alta nesta quarta-feira (25), impulsionado pela queda nos preços do petróleo. O contrato julho/25 é negociado a 15,94 cents de dólar por libra-peso na Bolsa de Nova Iorque, com valorização de 1,08%, enquanto o contrato para outubro/25 é cotado a 16,51 cents, alta de 0,92%. Em Londres, o açúcar também reage positivamente, com o contrato de agosto negociado a US$ 476,10 por tonelada, avanço de 1,73%.

A recuperação do adoçante ocorre após a intensificação da queda no petróleo e na gasolina, motivada pelo anúncio de cessar-fogo no conflito entre Israel e Irã feito pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A sinalização de trégua reduziu as preocupações com uma possível interrupção no fornecimento de petróleo no Oriente Médio, aliviando parte do risco geopolítico que sustentava os preços da energia.

Esse cenário influencia diretamente o setor sucroenergético, já que preços mais baixos de petróleo podem afetar a competitividade do etanol frente ao açúcar, levando as usinas a reavaliar o mix de produção. No entanto, a demanda baixa e as altas produtividades nos países produtores devem limitar os ganhos. Além disso, países como a China e o próprio Estados Unidos passam por instabilidade econômica, o que gera maior pressa negativa para o adoçante.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Preços do açúcar caem até 2,7% em Nova Iorque e 2,27% em Londres nesta semana
Projeções para a safra e os desafios de gestão para a cana 26/27
Açúcar com leve recuperação após pressão de oferta da Índia e perspectiva de safra robusta no Brasil
Açúcar fecha em baixa nesta 5ª feira (04) com menor preocupação sobre oferta global
Clima favorece avanço do Sphenophorus e controle da praga se torna mais desafiador
Açúcar opera em leve alta após quedas recentes com influência da Índia e do Brasil