Após altas, açúcar recua nesta quinta-feira (14) com expectativas de possível aumento de exportações da Índia

Publicado em 14/08/2025 09:43

O mercado do açúcar iniciou a quinta-feira em tendência baixista, após ter se recuperado nos últimos dias e até mesmo testar os 17 cents por libra-peso. A precificação volta a se estabilizar, ancorada em fundamentos de oferta e demanda, mas o setor segue atento ao tamanho da safra brasileira, que está menor do que o inicialmente estimado pelo mercado. Em Nova Iorque, o contrato para outubro/25 é cotado a 16,67 cents por libra-peso, recuo de 1,07% em relação à véspera, enquanto o contrato de março/26 registra 17,36 cents, baixa de 0,97%. Em Londres, o contrato de outubro/25 foi cotado a US$ 486,20 por tonelada, leve queda de 0,21%.

O mercado também observa de perto a dinâmica das posições vendidas, que podem amplificar movimentos de alta quando ocorre a cobertura desses contratos. Segundo o relatório semanal Commitment of Traders (COT), divulgado na última sexta-feira, os fundos aumentaram suas posições vendidas líquidas em futuros de açúcar em Nova Iorque em 25.923 contratos, totalizando 151.004 posições — o maior nível em quase seis anos.

Apesar de desafios climáticos, a produção brasileira mostrou sinais de robustez. A Unica informou que, na primeira quinzena de julho, a produção de açúcar no Centro-Sul do país cresceu 15% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 3,4 milhões de toneladas. Além disso, a proporção de cana-de-açúcar destinada à produção de açúcar aumentou de 50% no ano anterior para 54% neste ciclo.

No cenário internacional, a expectativa de aumento das exportações da Índia pressiona os preços do açúcar. De acordo com reportagem da Bloomberg, o país poderá autorizar suas usinas a exportar na próxima temporada, que começa em outubro, beneficiado pelas chuvas abundantes das monções. Até 4 de agosto, o Departamento Meteorológico da Índia registrou 500,8 mm de precipitação acumulada, 4% acima da média histórica. Além disso, a Associação Indiana de Fabricantes de Açúcar e Bioenergia (INDA) anunciou que buscará permissão para exportar 2 milhões de toneladas de açúcar na safra 2025/26, aumentando a pressão sobre o mercado global.

Por: Ericson Cunha
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Safra maior de cana amplia oferta de etanol e pressiona preços
Açúcar ganha força em Nova Iorque com déficit global maior, diz Itaú BBA
Açúcar fecha misto nas bolsas, mas mantém patamares elevados com oferta global no radar
Índia autoriza importação de 1 milhão de toneladas de açúcar e mercado mira impacto sobre preços
Açúcar ganha força com clima, oferta global e mudança de estratégia na Índia
Temor com El Niño leva posições em aberto nos contratos futuros de açúcar a recorde, diz ICE