ALPB realiza Audiência Pública para debater crise do setor canavieiro

Publicado em 12/12/2025 15:26

No próximo dia 16, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza uma Audiência Pública para tratar da grave crise enfrentada pelo setor sucroalcooleiro no estado da Paraíba. O debate será realizado na sede da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 267, Centro, em João Pessoa, a partir das 9h. A propositura é do deputado Tovar Correia Lima.

O setor sucroalcooleiro, destaca o parlamentar, desempenha papel estratégico na economia do estado, gerando emprego, renda e movimentando importantes cadeias produtivas, desde os pequenos fornecedores de cana até as indústrias de processamento e logística, mas vive séria crise. “Nos últimos anos, o segmento no Nordeste, especialmente na Paraíba, vem enfrentando uma crise profunda, marcada por fatores combinados que incluem instabilidade climática, elevação dos custos de produção, retração de investimentos, dificuldades de acesso ao crédito rural, entre outros, que foi agravada com o tarifaço dos EUA e o fim da Cota Americana. Diante desse cenário, torna-se imprescindível a realização de uma audiência pública para promover um debate amplo, transparente e participativo sobre a situação atual do setor”, argumenta Tovar.

A Audiência, segundo o deputado, permitirá reunir informações técnicas, ouvir especialistas, analisar os impactos econômicos e sociais e construir propostas de curto, médio e longo prazo para recuperação e fortalecimento da atividade. O presidente da Asplan, José Inácio destacou a importância desta iniciativa. “É preciso buscar saídas para o enfrentamento desta grave crise e esse momento que a ALPB nos proporciona, essa abertura institucional que o poder legislativo estadual está nos dando deve contribuir e fortalecer essa nossa luta para garantir a sobrevivência do setor que responde pela cultura mais importante da Paraíba”, finaliza José Inácio.

Fonte: ALPB

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Exportações de açúcar fecham janeiro com queda de 27,2% no faturamento frente a 2025
Fixação de preço do açúcar do Brasil em NY atinge 38%, abaixo do ano anterior, diz Archer
Açúcar amplia perdas em NY e Londres com expectativa de excesso de oferta global
Centro-Sul deve impulsionar novo ciclo de excesso de oferta no mercado global de açúcar, avalia Hedgepoint
Preços internacionais sentem pressão de safra robusta e chegam a 13 cents em NY
Açúcar aprofunda perdas e cai 1% com projeção de excedente global e safra robusta na Índia