Mercado do açúcar inicia a semana em queda nesta segunda-feira (15)
![]()
Nesta segunda-feira (15), o mercado do açúcar opera em campo negativo, com o contrato março/26 cotado a 15.02 cents de dólar por libra-peso (-0,53%), o maio a 14.60 cents (-0,68%) e o julho a 14.59 cents (-0,55%). Em Londres, o movimento é semelhante, com o março/26 precificado em US$ 426,10 por tonelada (-0,77%).
Segundo Arnaldo Luiz Corrêa, diretor da Archer Consulting, o movimento reflete a combinação de fatores como o avanço da moagem na Índia, que já atinge 35 milhões de toneladas, e a forte pressão financeira sobre as usinas indianas, que produzem com custo acima do preço de venda.
Em Nova York, o foco está nas posições vendidas dos fundos, que somam mais de 207 mil lotes, o equivalente a 22% da posição total aberta. Historicamente, esse patamar sinaliza a possibilidade de reversão de tendência, já que uma recompra em massa pode impulsionar os preços. Corrêa alerta que, se as cotações permanecerem entre 14,50 e 15,50 cents/lbp, o risco estrutural para a safra 27/28 aumenta, podendo desestimular tratos culturais e reduzir a produção global.
Enquanto isso, o etanol segue valorizado, negociando entre 150 e 250 pontos acima de Nova York. Com estoques baixos e melhor remuneração, as usinas devem iniciar a próxima safra priorizando o biocombustível, o que pode diminuir a oferta de açúcar e sustentar os preços no curto e médio prazo.
0 comentário
Açúcar fecha em queda e acumula perdas semanais com avanço da produção global
Açúcar fecha em alta nesta 5ª feira (22) com valorização do real diante do dólar
Produtores de cana-de-açúcar do Brasil reduzem investimentos na cultura, diz Orplana
Maior produção de açúcar da Índia ocorre em um cenário global baixista, aponta Hedgepoint
Açúcar tem desempenho misto após dados da Unica sobre produção no Centro-Sul
UNICA: Moagem de cana-de-açúcar atinge 600 milhões de toneladas no acumulado da safra 2025/2026