UNICA e ORPLANA firmam acordo para modernizar modelo de precificação da cana em São Paulo

Publicado em 07/04/2026 10:19 e atualizado em 07/04/2026 11:37
Memorando prevê revisão técnica do CONSECANA-SP e reforço na governança do sistema.

A UNICA e a ORPLANA assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que marca um novo avanço no modelo de precificação da cana-de-açúcar em São Paulo. O acordo estabelece diretrizes para a modernização do CONSECANA-SP, principal referência do setor no estado.
O movimento ocorre em um momento de busca por maior previsibilidade nas relações entre produtores e indústria. Segundo as entidades, o acordo está estruturado em dois eixos principais: a implementação integral da revisão técnica e econômica do modelo, com base em estudo conduzido pelo FGV Agro, e a modernização da governança do sistema, com regras mais estáveis para toda a cadeia produtiva.
“Este acordo representa a maturidade do nosso setor. Indústria e produtores reafirmam que sabem construir juntos, e é isso que nos torna referência”, destacou Evandro Gussi.

“A ORPLANA sempre defendeu rigor técnico e governança paritária. Este MoU honra esses dois princípios e abre um ciclo promissor para o setor”, afirmou Roberto Cestari.

O acordo prevê a atualização dos critérios técnico-econômicos utilizados na formação dos preços da cana, além do reforço na representatividade de produtores e indústria nas decisões do setor. A proposta também consolida a participação dos produtores no modelo, ampliando a transparência e o equilíbrio nas negociações.

Assinatura será no Cana Summit

A formalização do acordo está prevista para ocorrer durante o Cana Summit 2026, um dos principais fóruns da cadeia sucroenergética nacional, promovido pela ORPLANA em Ribeirão Preto. A assinatura deve acontecer no dia 16 de abril, às 11h.
 

Por: Andréia Marques
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Índia descarta restrições à exportação de açúcar e mantém tarifas sobre óleos comestíveis
UNICA e ORPLANA firmam acordo para modernizar modelo de precificação da cana em São Paulo
Açúcar recua nas bolsas internacionais com pressão da oferta global e avanço da produção indiana
ORPLANA e UNICA firmam acordo histórico e renovam as bases do CONSECANA-SP
Açúcar/Cepea: Oferta global derruba preços na temporada 2025/26
Demanda por açúcar e óleo comestível na Índia cai devido à escassez de gás nos restaurantes