Começa hoje debate sobre mercado, energia e futuro da produção de cana

Publicado em 15/04/2026 10:41 e atualizado em 15/04/2026 15:02
Evento promovido pela ORPLANA reúne produtores e lideranças em Ribeirão Preto (SP) para discutir os principais desafios e as oportunidades da canavicultura brasileira

Começa hoje (15), em Ribeirão Preto (SP), o Cana Summit, encontro promovido pela ORPLANA (Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil). Após duas edições realizadas em Brasília (DF), o evento chega à cidade reunindo produtores, lideranças e especialistas do setor sucroenergético em um dos principais polos da canavicultura nacional. 
Com início nesta quarta-feira, às 08h, a programação segue até quinta-feira (16) e reúne mil participantes, mais de 50 palestrantes e 12 horas de conteúdo. A abertura contará com grandes nomes do agronegócio e autoridades políticas, dando início a uma agenda que aborda temas como mercado de energia, geopolítica, produção, inovação e acesso a capital. Ao longo do primeiro dia, os painéis trazem ainda um panorama da produção da cana, futuro do setor e perspectivas de mercado.

No segundo dia, os debates se concentram na conversão do uso do diesel para etanol e nos impactos da Reforma Tributária para o produtor de cana. A programação reserva um momento histórico: a assinatura do Memorando de Entendimentos entre ORPLANA e UNICA sobre o Consecana-SP.

De acordo com José Guilherme Nogueira, CEO da ORPLANA, o encontro reúne discussões decisivas para o momento atual da cadeia sucroenergética. “Estamos falando de renda em um cenário de margens mais apertadas, de decisões políticas que chegam diretamente ao caixa no campo e de caminhos para produzir com mais eficiência e menor custo. O Cana Summit também aproxima quem está na produção de quem participa das definições que direcionam o futuro do setor”, afirma.

Em 2026, o encontro também celebra os 50 anos de atuação da entidade na defesa dos interesses dos produtores de cana-de-açúcar no Brasil.

O evento será realizado nesta quarta e quinta-feira, dias 15 e 16, no Taiwan Centro de Eventos (Salão Esmeralda), localizado na Avenida Dr. Francisco Gugliano, 2.710, em Ribeirão Preto (SP). 
 

Por: ORPLANA
Fonte: ORPLANA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Tereos projeta moagem de cana estável no Brasil em 2026/27 apesar de venda de unidade
Açúcar fecha em baixa e mantém tendência negativa diante de cenário global
Cana Summit 2026 abre com foco na resiliência do setor e no papel do etanol em meio à crise do petróleo
Safra 2026/27 de cana cresce, mas usinas devem priorizar etanol
Começa hoje debate sobre mercado, energia e futuro da produção de cana
Açúcar volta a cair nas bolsas internacionais e mantém tendência de baixa