Esgoto doméstico é bom para cana-de-açúcar

Publicado em 10/08/2009 17:21
Experimentos com cana-de-açúcar irrigada com efluentes domésticos tratados foram realizados na cidade de Lins, no interior de São Paulo por pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), campus de Piracicaba. Segundo eles, a produtividade da cultura aumentou, sem risco de contaminação biológica. As pesquisas, iniciadas em 2005, seguem os moldes de outros países, que também utilizam esgoto doméstico para a irrigação.

“O efluente foi retirado da estação de tratamento de esgoto da cidade. A irrigação propiciou uma melhor produtividade da cultura, em relação ao manejo tradicional em que normalmente a plantação é adubada. A produção foi superior em cerca de 50%”, explica o engenheiro agrônomo Rafael Marques Pereira Leal. Ele acrescenta ainda que o efluente utilizado continha água, nitrogênio, fósforo e potássio, nutrientes importantes para a cultura e que, de outra forma, seriam despejados em rios.

Agora falta calcular a viabilidade econômica dessa tecnologia. Segundo os pesquisadores, em locais onde o esgoto não é canalizado, o transporte até as plantações pode ficar muito caro.

Fonte: EPTV

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY