Usina Dourados começa a moer cana no final de 2010
Publicado em 19/08/2009 10:06
A Usina Dourados Álcool e Açúcar deve iniciar a moagem de cana no final de 2010. Foi o que disse ontem ao Diário MS o empresário Celso Dal Lago, diretor da indústria. O projeto, segundo ele, está em fase final de implantação das lavouras de cana-de-açúcar e preparação da montagem da usina. O investimento é feito com financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social).
De acordo com Dal Lago, a empresa emprega hoje 500 pessoas nos processos de produção da cana, das quais 360 são índios. A empresa já tem 12 mil hectares plantados com cana e chegará a 30 mil. “É o compromisso que fiz com a prefeitura, de gerar emprego para os índios e estou cumprindo. É o que eles querem; eles querem trabalhar”, afirma. A proposta, segundo o empresário, é gerar renda para ajudar a resolver a situação de pobreza a que está submetida os índios de Dourados.
A parte industrial está em fase inicial de montagem, segundo Dal Lago. No primeiro ano será moído 1,5 milhão de toneladas de cana para a produção de 100 milhões de litros de álcool por safra. Na segunda etapa, um ano depois, começa a moagem de mais 1,5 milhão de toneladas de cana para a produção de 200 milhões de toneladas de açúcar. Em plena operação, a usina vai gerar 1.200 empregos diretos, segundo o empresário.
A usina Dourados, que está em construção no distrito de Itahum, está sendo implantada numa parceria do pecuarista com o grupo Unialco, do Estado de São Paulo. O investimento é de R$ 350 milhões. É a segunda a ser implantada no município. A primeira é a São Fernando, que já está produzindo álcool e industrializará açúcar no ano que vem. A usina tem capacidade maior e chegará a esmagar 4 milhões de toneladas de cana por safra.
Além disso, Dourados também foi beneficiada com a Usina Monte Verde, que fica no município de Ponta Porã, mas fica a apenas 40 quilômetros do centro de Dourados. Com isso, grande parte da mão-de-obra da usina, sobretudo a mais especializada mora em Dourados.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fatimanews
0 comentário

Açúcar: Vencimentos futuros encerram em campo misto nesta 4ª feira na bolsa de NY

COPLACAMPO 2025 a todo vapor: prepare-se para este grandioso evento do agro!

Índia enfrenta dificuldades para cumprir cota de exportação de açúcar

Após iniciar a sessão desta 4ª feira com quedas, preços futuros do açúcar passam a trabalhar com leves altas em NY

Venda de etanol pelos produtores do Centro-Sul segue aquecida no início de 2025

Açúcar: Cotações futuras abrem a sessão desta 4ª feira com quedas em NY