Consórcio construirá primeiro duto de etanol de capital privado do Brasil

Publicado em 21/08/2009 15:01

Um consórcio formado por grandes produtoras de etanol construirá um duto para a exportação do combustível a partir de julho de 2010, que será o primeira de capital privado do Brasil, informou hoje a União de Indústrias de Cana-de-Açúcar (UNICA).

O duto, com capacidade para transportar 21 bilhões de litros de etanol por ano, medirá 618 quilômetros e unirá três centros produtores no interior do estado de São Paulo com o porto de Santos, principal porta de exportação do combustível, explicou a UNICA.

Com um orçamento de US$ 1 bilhão, a obra será executada pela Uniduto Logística, empresa de capital nacional, um consórcio formado por dez grandes companhias do setor, entre elas Copersucar, Cosan e Crystalsev.

A Uniduto espera finalizar a compra de terras nos próximos 70 dias, enquanto a obtenção de licenças ambientais e as regulamentações exigidas por lei devem ser concluídas até o final deste ano.

O novo duto, que deve ficar pronto em 2011, será o terceiro destinado ao etanol em solo brasileiro e o primeiro nascido a partir da iniciativa privada.

A Petrobras tem outros dois projetos deste tipo em diferentes fases de desenvolvimento, um para unir os centros produtores de Goiás e São Paulo, e outro para conectar as centrais de processamento de açúcar do Mato Grosso do Sul com o porto de Paranaguá, no Paraná.

Uma vez concluída a construção do novo duto, a Uniduto estudará expandir um ramal a outras regiões produtoras de etanol, como os estados do Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, o que exigiria aumentar o volume de produção nessas regiões, segundo o presidente da companhia, Sergio Van Klaveren, em comunicado da UNICA.

O diretor-executivo da UNICA, Eduardo Leão de Sousa, destacou que esta obra será "fundamental" para aumentar a competitividade do etanol brasileiro no exterior.

"É importante ressaltar que a tendência é que a produção se distancie dos portos na busca por regiões onde há maior disponibilidade de terras aptas para a produção de cana-de-açúcar", afirmou o diretor.

Com 27,506 bilhões de litros de etanol produzidos na colheita 2008-2009, o Brasil é o segundo maior produtor do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, onde se utiliza o milho como matéria-prima para o combustível.

O país é, além disso, o maior exportador de etanol do mundo, ao faturar o ano passado $2,39 bilhões nos mercados internacionais.

Fonte: EFE

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar cai com movimento técnico nesta 6ª feira (26) mas fecha semana com ganhos acima de 2%
Moagem de cana diminui no Norte e Nordeste mas produção de etanol anidro segue em alta
Mercado do açúcar recua em sessão de ajustes, mas mantém radar nos fundamentos
Preços do açúcar fecham em alta após consultoria projetar queda de produção no Brasil
Após um ano de impasse, Consecana/SP se mantém no centro das atenções do setor canavieiro
Mercado do açúcar avança com cobertura de posições e volta ao patamar de 15 cents em NY