Secretaria de SP prevê redução de 50% das queimadas antes de 2010

Publicado em 06/10/2009 15:12

O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, previu há pouco que a meta do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAE Cana) do Estado para 2010 deverá ser cumprida já este ano. Pelo documento, 50% das áreas de plantio já estariam livres das queimadas até o final do próximo ano, com a colheita do produto passando a ser mecanizada.

"Devemos atingir o objetivo de 2010 já em 2009", comemorou, ao sair da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), na sede do ministério, em Brasília.

Pelo ZAE Cana de São Paulo, usado como referência para a elaboração do ZAE Cana nacional, as áreas queimadas devem ser reduzidas ano a ano, com metas estipuladas para 2010, 2014 e 2017, quando todo o território do Estado deverá estar livre desse procedimento.

Na avaliação do secretário, o ZAE não será responsável pela diminuição de área plantada do produto no Estado. "A cana é um produto importantíssimo para São Paulo e para o Brasil", observou.

Ele salientou, porém, que talvez haja necessidade de reduzir a oferta do produto, porque a produção cresceu de forma mais rápida do que a demanda - tanto no caso do açúcar, produto mais voltado para o mercado internacional, quanto do etanol, de alto consumo no mercado doméstico. "Acho que teremos de segurar um pouquinho", previu.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário