Secretaria de SP prevê redução de 50% das queimadas antes de 2010
O secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, João Sampaio, previu há pouco que a meta do Zoneamento Agroecológico da Cana-de-açúcar (ZAE Cana) do Estado para 2010 deverá ser cumprida já este ano. Pelo documento, 50% das áreas de plantio já estariam livres das queimadas até o final do próximo ano, com a colheita do produto passando a ser mecanizada.
"Devemos atingir o objetivo de 2010 já em 2009", comemorou, ao sair da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), na sede do ministério, em Brasília.
Pelo ZAE Cana de São Paulo, usado como referência para a elaboração do ZAE Cana nacional, as áreas queimadas devem ser reduzidas ano a ano, com metas estipuladas para 2010, 2014 e 2017, quando todo o território do Estado deverá estar livre desse procedimento.
Na avaliação do secretário, o ZAE não será responsável pela diminuição de área plantada do produto no Estado. "A cana é um produto importantíssimo para São Paulo e para o Brasil", observou.
Ele salientou, porém, que talvez haja necessidade de reduzir a oferta do produto, porque a produção cresceu de forma mais rápida do que a demanda - tanto no caso do açúcar, produto mais voltado para o mercado internacional, quanto do etanol, de alto consumo no mercado doméstico. "Acho que teremos de segurar um pouquinho", previu.
0 comentário
Açúcar volta a abrir em alta e sobe pela terceira sessão consecutiva em NY e Londres
ORPLANA celebra sanção do PATEN e reforça importância da valorização dos produtores rurais
Preços do açúcar registram nova alta e avanços nesta semana chegam a 2,6% em NY
Adoção de novas variedades aumenta rendimento da cana-de-açúcar em pelo menos 20%, diz CTC
Ganhos do açúcar ultrapassam 2% em NY e Londres na tarde desta 5ª feira (23)
Preços do açúcar seguem com correção e registram nova alta na abertura desta 5ª feira (23)