Queda de 28% na venda de etanol hidratado em fevereiro

Publicado em 10/03/2010 15:21

As vendas de etanol totalizaram 1,23 bilhão de litros no mês de fevereiro, sendo 1,21 bilhão destinadas ao mercado doméstico e apenas 18,19 milhões à exportação. Deste total do mercado interno, as vendas de hidratado ficaram em 760,13 milhões de litros, queda significativa de 28,29% em relação aos 1,06 bilhão de litros em janeiro.

Caso toda a queda de preços observada para o produtor no etanol hidratado tivesse sido repassada ao consumidor, o volume de vendas em fevereiro teria sido muito maior. Segundo a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica), nas últimas seis semanas, o preço ao produtor de etanol registrou um recuo médio de 22,44%, ou o equivalente a R$ 0,27 por litro.

No entanto, o preço ao consumidor nas bombas ainda não apresentou uma redução significativa, com uma queda de apenas R$ 0,04 por litro no mesmo período, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), da Universidade de São Paulo (USP).

Neste cenário, o volume de 760,13 milhões apurado em fevereiro é significativo, já que somente os Estados de Mato Grosso e Goiás permaneceram competitivos em relação à gasolina. No acumulado da safra desde o início de abril de 2009, o volume de etanol comercializado pelas unidades produtoras da região Centro-Sul alcançou 23,36 bilhões de litros, 2,18% superior ao total observado para o mesmo período da safra passada.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
IG / Último Segundo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário