Em 12 meses, açúcar fica até 55% mais caro

Publicado em 25/03/2010 08:35
Especulação corre solta, apesar do aumento das safras do Brasil e da Índia. Previsão é de sobra de 5 milhões de toneladas neste ano
A forte especulação com os preços do açúcar no mercado mundial está pesando como nunca no bolso dos brasileiros. Segundo o IBGE, somente nos últimos 30 dias, o produto refinado ficou 10,26% mais caro e o cristal, 8,06%. No acumulado dos últimos 12 meses, o saldo é assustador. O açúcar refinado subiu 54,91% e o cristal, 48,13%. Nem mesmo as projeções de crescimento expressivo em 2010 para as safras de cana de açúcar da Índia e do Brasil foram suficientes para reverter a alta - a estimativa é de que haja uma sobra de 5 milhões de toneladas do produto ao longo de 2010. Os especuladores estão puxando os preços das bolsas de mercadorias. O açúcar é uma das principais commodities agrícolas.

Até o fim do ano passado, a justificativa para a alta do açúcar era a quebra da safra da Índia(1), o segundo maior produtor global de cana. Mas, segundo a Federação de Cooperativas e de Fábricas de Açúcar de Maharashtra, a produção de 2010/2011 do país vai aumentar até 52%, para 25 milhões de toneladas ante os 16,5 milhões da safra anterior. Mesmo com essa recomposição expressiva, ainda será necessário comprar do Brasil, mas em menor escala, o que já permitiria a redução dos custos por aqui.

Cautela

O problema, segundo analistas de mercado, é que uma onda especulativa, para aproveitar essa alta de preços, está impedindo um arrefecimento do custo do açúcar para o consumidor. "Em janeiro, voltamos a ter alta do açúcar em função do dólar, mas, em breve, os preços devem começar a ser corrigidos. A questão é que os investidores correram para a commodity, talvez até para se protegerem", explicou Renata Marconato, analista de agronegócio da consultoria MB Agro. "A tendência é de que comecemos a ver um recuo nos preços. A Índia registrou aumento da safra, mas ainda deve importar alguma coisa do Brasil", ponderou.

O mercado futuro de açúcar da bolsa de Nova York já começou e evidenciar essa tendência. O preço da commodity para entrega em maio fechou ontem com queda de 7,12%. Para o coordenador geral de açúcar e álcool do Ministério da Agricultura, Cid Caldas, é preciso cautela, pois o ritmo de importação da Índia ainda deve continuar forte neste ano, mesmo com o crescimento da safra local e com os mercados futuros negociando o produto com os preços em queda. "Os indianos ainda precisam recompor os estoques e ajustar oferta. Portanto, o preço do açúcar ainda deve permanecer elevado", avaliou Caldas.

1 - Problemas climáticos

O consumidor brasileiro tem sofrido nos últimos dois anos com o preço do açúcar, em função de problemas climáticos na Índia. A falta de chuva derrubou em mais de 50% a produção da cana, e o país asiático precisou comprar do maior produtor mundial, o Brasil. Com isso, a oferta ficou menor para os brasileiros e os preços entraram em trajetória de alta. Para 2010, os prognósticos são mais otimistas. E não fosse o movimento especulativo, o consumidor já deveria começar a sentir ao menos uma leve desaceleração nos preços do açúcar. (VM)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Correio Braziliense

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário