Mecanização vai impulsionar energia de biomassa da cana

Publicado em 26/03/2010 09:06
Com a adesão das usinas de álcool e açúcar ao Protocolo Agroambiental, que prevê o fim da colheita manual e a erradicação das queimadas em território paulista até 2017, a maior quantidade de palha gerada no campo começa a ser recolhida para produzir energia elétrica. Na última safra, foram aproveitadas até 2,3 milhões de toneladas de palha na geração energética, significando quase 2 milhões de toneladas de carbono que deixaram de ser emitidas na atmosfera por conta da economia no consumo da rede elétrica.

No total, 171 usinas (90% do total) são signatárias do acordo. "Com progressivo crescimento da mecanização, hoje em 54%, a tendência é a quantidade de palha aumentar de 6% para 40% nos próximos anos, o que começa a se tornar viável mediante o uso de novas tecnologias para separar esse resíduo", calcula Daniel Lobo, assessor de responsabilidade ambiental da União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica).

"A expectativa é a palha contribuir para novo salto na geração de eletricidade pelo setor", completa Zilmar de Souza, assessor de bioeletricidade da Unica. Hoje, a biomassa da cana, sobretudo o bagaço, produz 4,4 mil GWh de energia. Isso equivale a 5% da matriz energética brasileira. A meta do setor sulcroalcooleiro é atingir 14% em dez anos, gerando potência equivalente a uma Usina de Itaipu. "Mas há muito que evoluir para atingir esses níveis", admite Souza, citando barreiras que precisam ser vencidas, como as dificuldades do sistema de comercialização.

"Pleiteamos que o governo promova leilões contínuos - e não esporádicos - para atender o mercado das distribuidoras de energia", afirma Souza. Após um leilão isolado em 2008, um outro está previsto para o primeiro semestre deste ano, envolvendo bioeletriciadade e também geração eólica e pequenas centras hidrelétricas.

A indústria reivindica uma política setorial que reduza os custos de conexão da energia de biomassa na rede elétrica e reconheça os seus benefícios como fonte complementar à matriz hidrelétrica. "Além do balanço de carbono favorável, cada 1 mil MW médio investido na geração pelas usinas de cana poupa 4% de água dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste", justifica Souza. Ele conclui: "Por ser descentralizada, a energia da biomassa garante o abastecimento de consumidores locais no caso de apagão do sistema em diferentes regiões".

Das 434 usinas brasileiras, 88 vendem energia para a rede elétrica. O crédito de carbono, segundo Souza, é uma importante receita não operacional. Proporcionou às usinas um faturamento adicional de US$ 3,5 milhões, em 2008. O setor tem 29 projetos registrados junto ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), vinculado ao Protocolo de Kyoto. O bagaço de cana representa 30% da capacidade instalada referente às iniciativas de MDL na área energética no Brasil, com potência de 1211 MW.

"Trata-se de um mercado de ótimos negócios", atesta Marcus Frank, diretor da McKinsey. "Além de substituir combustível fóssil, biomassa poupa matéria prima de ambientes naturais." (S.A.)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário