INTERNACIONAL: Europeia Tereos, fabricante de açúcar, quer reorganizar principais empresas internacionais

Publicado em 29/03/2010 13:33
Tereos, terceiro maior produtor de açúcar da Europa, planeja excluir da lista de unidades brasileiras a Açúcar Guarani SA e vender ações de uma nova empresa que irá combinar ativos no Brasil, Europa e Ásia. 

Sediada em Lille, na França, a Tereos é uma cooperativa de 12.000 produtores de açúcar, que nasceu em 2004 com base na França, da fusão da Beghin-Say e da cooperativa Union SDA. 
A cooperativa afirmou estar tentando levantar dinheiro para investimentos e para reforçar a sua competitividade global. A nova unidade, a Tereos Internacional SA, vai vender ações em São Paulo e na NYSE Euronext Paris.

"Isso irá reforçar a estrutura financeira e os meios necessários para aproveitar oportunidades de crescimento da Tereos”, informou a empresa. 

A Guarani, terceira maior fabricante de açúcar do Brasil em valor de mercado, avançou cerca de 5,2% no mercado de São Paulo após a Tereos ter avaliado a empresa em 686 milhões de euros, ou R$5.83 por ação. 

A Tereos disse que irá fundir sua filial brasileira, a Açúcar Guarani SA, com as empresas de cereais na Europa e os ativos de cana-de-açúcar no Oceano Índico sob uma nova filial chamada Tereos Internacional. A companhia terá vendas anuais de cerca de US$2,5 bilhões, informou a a Tereos.

Andre Trucy, ex-diretor da Rhodia SA no Brasil, será o chefe executivo da nova empresa. E informou que A Tereos espera a reestruturação concluída até junho. A empresa pode segurar a venda de ações depois de junho, e só vai vender novas ações. E disse ainda que a Tereos Internacional planeja crescer através de aquisições. A nova sede será em São Paulo e irá procurar uma listagem dupla nos mercados de ação brasileiro e francês. 

Os preços mundiais do açúcar aumentaram durante o ano passado por conta da diminuição dos estoques e impactou uma alta de quase 30 anos, no início de fevereiro. 

Com informações da Bloomberg e da Reuters
Tradução: Carla Mendes

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação N.A.

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário