Missão brasileira discute etanol e energia solar na China

Publicado em 01/04/2010 18:04

Novas tecnologias para produção de etanol e geração de energia solar foram exploradas durante visita da delegação brasileira em Pequim (China), encerrada nesta quinta-feira (1º). Integraram a equipe representantes dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Relações Exteriores (MRE), Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Minas e Energia (MME), Casa Civil e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

A delegação trocou informações com representantes da COFCO Corporation, estatal chinesa responsável pelo desenvolvimento agrícola do País. Além da produção de alimentos, a empresa investe em novas tecnologias do etanol de mandioca e pesquisas com hidrólise celulósica. “A China tem condições de solo e clima limitadas para a produção de cana-de-açúcar, por isso, outras matérias-primas vêm sendo pesquisadas, como a mandioca e o sorgo doce”, informa o assessor do Departamento de Cana-de-Açúcar e Agroenergia do Mapa, José Nilton de Souza Vieira, que representou o Mapa. <?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

O grupo participou de seminário sobre energias renováveis na Universidade de Tsinghua, <?xml:namespace prefix = u2 />em Beijing. A possibilidade de cooperação na área de energia solar, eólica e biocombustíveis foi amplamente discutida. Vieira destaca que a universidade é responsável pela tecnologia de 80% dos painéis de energia solar instalados na China. Além disso, o País fonece 70% dessas placas ao mercado mundial.

Os chineses também demonstraram interesse no projeto de cooperação Brasil-África em bioenergia, que transfere a tecnologia e o know-how brasileiro para países africanos em desenvolvimento. “Com acesso à tecnologia, muitos países poderão harmonizar produção de biocombustíveis com alimentos, já que o crescimento econômico é condição fundamental paraacesso a tecnologias sustentáveis”, finaliza.
Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Açúcar tem leves ajustes e encerra monitorando oferta global, que pode dar novo suporte de alta
Decisão da Índia sobre retomada das exportações de açúcar está distante, diz autoridade
Após valorização com preocupação na oferta, açúcar tem realização de lucros
Açúcar/Cepea: Indicador inicia maio com novas baixas
Açúcar: Bolsas avançam mais de 2% com preocupação na oferta global