Jornalistas chineses refletem interesse do país por etanol brasileiro
A procura crescente por informações a respeito do etanol brasileiro de cana-de-açúcar por veículos de comunicação da China é um reflexo do interesse que existe hoje naquele país pela solução energética brasileira. Assim se manifestou o diretor de comunicação corporativa da União da Indústria de Cana-de-Açúcar, Adhemar Altieri, após recepcionar, na última quinta-feira (22/04), mais um grupo de profissionais da imprensa chinesa em visita à sede da entidade em São Paulo.
"Este não é o primeiro grupo que recebemos, e além destas visitas temos contatos frequentes por parte de jornalistas chineses, sempre em busca de informações sobre o funcionamento do setor sucroenergético brasileiro e perspectivas para o futuro," comentou Altieri após a conversa com os sete visitantes, ligados a veículos de Pequim, Hong Kong, Xangai e província de Cantão.
Para Ma Jingying, repórter do jornal Jiefang Daily, de Xangai, as informações obtidas “ajudam a esclarecer por que o Brasil é um mercado extremamente sólido para o biocombustível produzido a partir da cana.” A jornalista, que também escreve para a revista The New Century Weekly, acha que o aprendizado poderá ajudá-la a produzir matérias para uma seção específica da sua publicação, voltada para questões energéticas.
Na UNICA, o grupo assistiu a uma apresentação conduzida pela assessora de relações institucionais da entidade, Nayana Rizzo, e discutiu o crescimento da produção e uso do etanol por outras nações, com destaque para as dez províncias chinesas que já adotam a mistura de 10% de etanol na gasolina. "No final de 2009, a China reduziu sua tarifa sobre etanol importado de 30% para 5%, o que pode levar a uma expansão na importação e no uso do etanol no país," lembrou Altieri.
Antes do encontro na UNICA, os jornalistas chineses foram à Brasília, onde entrevistaram autoridades federais sobre a realização do I Encontro Empresarial BRIC-IBAS, na primeira quinzena de abril, no Rio de Janeiro. Na ocasião, empresários brasileiros - incluindo os do setor sucroenergético nacional representados pela UNICA, discutiram formas de cooperação comercial com representantes dos outros integrantes do BRIC (Rússia, Índia e China) e da África do Sul.
A visita dos jornalistas chineses ao Brasil incluiu visitas à Usina de Itaipú, em Fóz do Iguaçú, ao Conselho Empresarial Brasil-China, sediado em São Paulo, ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e à Embraer, ambos em São José dos Campos.
0 comentário
Açúcar acumula perdas de até 2,52% em semana marcada por baixas do petróleo
Stonex projeta cenário com redução de 470 mil toneladas na produção de açúcar por conta de incêndios em São Paulo
Unica diz que incêndios em canaviais de SP atingiram mais de 230 mil hectares
Preços do açúcar passam a registrar baixas nas bolsas de Londres e Nova York
Açúcar abre em com leves altas em Londres e Nova York nesta 6ªfeira (06)
Índia estenderá proibição de exportação de açúcar, dizem fontes