Mistura do etanol à gasolina volta para 25%

Publicado em 29/04/2010 13:32
A partir da zero hora deste domingo (2), o percentual obrigatório de adição de etanol anidro combustível à gasolina retornará para 25%. A medida foi publicada  na Portaria Nº 7, de 11 de janeiro de 2010, assinada pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em decorrência de decisão do Conselho Interministerial do Açúcar e do Álcool (CIMA), conforme Resolução Nº 1, que vigorou durante 90 dias.
“A redução temporária na mistura teve por objetivo regularizar o abastecimento e amenizar o aumento de preços, causado, em grande parte, pelos problemas climáticos na safra passada”, explica o secretário de Produção e Agroenergia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Manoel Bertone. Segundo ele, a redução de cinco pontos percentuais na mistura resultou em oferta adicional de etanol hidratado de 100 milhões de litros por mês.
Safra - A expectativa do secretário é que este ano a produção seja suficiente para abastecer o mercado interno. Conforme os números divulgados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), do total de cana-de-açúcar que será esmagada este ano, aproximadamente 54,6% (362,8 milhões de toneladas) destinam-se à produção de 28,5 milhões de litros de etanol. Desse número, 20,14 bilhões de litros são do tipo hidratado e 8,4 bilhões de anidro. “Esperamos que esse volume atenda a demanda por etanol”, ressalta Bertone.
Por ser um combustível renovável, o uso de etanol adicionado à gasolina melhora a qualidade do ar, especialmente nos grandes centos urbanos, além de contribuir para a redução da emissão dos gases de efeito estufa em até 90%.
Fonte: MAPA

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Com dados do Brasil em evidência, açúcar tem semana de pressão
Citi diz que está comprado em açúcar bruto no contrato outubro da ICE
Calor excessivo coloca setor da cana-de-açúcar em alerta no Brasil
Açúcar: Londres e Nova York estendem baixas nesta 6ª feira
Dados do Brasil pesam e açúcar tem novas baixas nesta 5ª feira