Açúcar: futuros devem buscar consolidação
Os futuros de açúcar iniciam o mês de maio na ICE Futures buscando a consolidação que não ocorreu no mês anterior. Julho agora é o primeiro vencimento e a expectativa ainda é de que este vencimento seja negociado entre 15 e 16 cents por libra, diante do sentimento de que uma maior comercialização de açúcar apenas ocorrerá mais perto do final da safra mundial 2009/10, em setembro.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />
Na sexta (30), o vencimento maio saiu da tela a 15,05 cents e o sentimento é de que a entrega fique em um volume entre 200 e 300 mil toneladas, menos da metade das 597 mil toneladas entregues no vencimento março/10. O spread entre maio e julho de um prêmio de apenas 10 pontos para julho deve ter consolidado uma entrega pequena.
Fundamentalmente, o sentimento é de que diante do potencial de uma recuperação expressiva da produção a partir de 2010/11, os países importadores irão apenas reconstruir seus estoques a partir do próximo ano quando os preços estarão menores. Até lá, estes compradores irão adquirir produto da mão para boca, o que vai contribuir para a manutenção dos preços em torno de 15 a 16 cents, que é o valor que possibilita investimentos em novos greenfields no Brasil.
Se de um lado, a demanda deve seguir gradual e da mão para a boca, a oferta também deve ser restrita se os preços se aproximarem dos custos de produção. No Brasil, estima-se que a atual safra 2010/11 seja mais alcooleira que o estimado inicialmente.
0 comentário
Açúcar acumula perdas de até 2,52% em semana marcada por baixas do petróleo
Stonex projeta cenário com redução de 470 mil toneladas na produção de açúcar por conta de incêndios em São Paulo
Unica diz que incêndios em canaviais de SP atingiram mais de 230 mil hectares
Preços do açúcar passam a registrar baixas nas bolsas de Londres e Nova York
Açúcar abre em com leves altas em Londres e Nova York nesta 6ªfeira (06)
Índia estenderá proibição de exportação de açúcar, dizem fontes