Cana de açúcar: Em SP, agricultores recebem mais em relação à safra passada
A safra começou há um mês e a previsão é de moer 664 milhões de toneladas de cana. São 10% mais do que a safra passada. Desse total, quarenta e cinco vírgula quatro por cento devem ser destinados à fabricação de açúcar e 54,6% para o etanol.
O início da moagem foi marcado pela queda no preço do açúcar. De primeiro de a dez de maio houve redução de 8,5%. O agrônomo José Guilherme Nogueira explicou que um dos motivos foi a retomada da produção de açúcar na Índia.
“A Índia hoje tem uma redução. Ela produção em torno de 19 milhões de toneladas. E a estimativa é de 24 milhões de toneladas. O Brasil também, com aumento de cinco milhões de toneladas, dá ao mercado um aspecto de super-oferta do açúcar no mercado. Isso faz com que os investidores vejam que os estoques vão aumentar e assim o preço, naturalmente, vá cair”, disse Nogueira.
O presidente da cooperativa de plantadores de cana do oeste de São Paulo Manoel Ortolan disse que os produtores foram surpreendidos com a queda nos preços. “Ainda esperamos um resultado melhor de safra do que foi a safra anterior. Mas não mais como era previsto”, falou.
Além da expectativa de melhores preços para esta safra, a produtividade da cana-de-açúcar está melhor. O tempo chuvoso nos meses de novembro e dezembro favoreceu o desenvolvimento dos canaviais.
O agricultor Luís Carlos Tasso Júnior tem 210 hectares de cana em Sertaozinho. A previsão é de colher toda a área plantada até o final de julho. Ele contou que a atividade este ano está melhor do que nos anos anteriores. Mas lembrou que mesmo com o cenário positivo, os custos também aumentaram.
O Estado de São Paulo é o principal produtor de cana do país.
0 comentário
Açúcar volta a cair com pressão das chuvas sobre o Centro-Sul do Brasil nesta semana
Preços do açúcar caem mais de 2% em Nova York e Londres na tarde desta 4ª feira (09)
Açúcar segue pressionado e cai entre os principais contratos de NY e Londres
Fundamentos do açúcar apontam tendência de preços no patamar atual no curto prazo
Cotações do açúcar ganham força em NY, mas seguem em campo misto nesta 3ª feira (08)
Unica vê investimento de mais de R$130 bi em etanol, biometano e SAF nos próximos anos