Exportação de biodiesel da Argentina deve ser recorde

Publicado em 11/05/2010 14:57
As exportações de biodiesel da Argentina nos primeiros quatro meses de 2010 devem atingir um novo recorde, com intensas vendas para a Europa, apesar de protestos de produtores europeus do combustível verde sobre disputa injusta, disse a Oil World nesta terça-feira.

As exportações de biodiesel da Argentina entre janeiro e abril são estimadas pela consultoria em um recorde de 430 mil toneladas, uma alta de 200 mil toneladas em relação ao mesmo período do ano anterior.

Do total deste ano, 410 a 415 mil toneladas devem ser vendidas para a União Europeia e cerca de 15 mil toneladas para o Peru.

Produtores europeus de biodiesel estão insatisfeitos com o aumento das vendas argentinas para sua região, alegando que elas são mais baratas por conta de taxas especiais para a Argentina.

O país sul-americano começou a mistura obrigatória de biodiesel em combustível fóssil no início de 2010, uma medida que poderia reduzir os volumes de combustível verde disponíveis para exportação.

No entanto isso não aconteceu, disse a Oil World. As exportações argentinas de biodiesel caíram em abril para cerca de 100 mil toneladas, mas ainda estão acima das 87 mil toneladas em abril de 2009.

Os elevados preços para o biodiesel estão encorajando as exportações em vez de vendas de óleo de soja, que é usado na Argentina para produzir o combustível verde, disse a Oil World.

Fonte: G1

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após recorde de moagem em 23/24, Coplacana projeta cenário favorável também para 24/25
Rússia proíbe exportação de açúcar até 31 de agosto, dizem agências
UE vê alta de 2% na produção de beterraba em 24/25 e maior oferta de açúcar
Unica e Orplana reafirmaram o compromisso para revisão do CONSECANA-SP
Ucrânia procura compradores de açúcar, já que cota da UE está quase esgotada