MT: produtores de cana precisam superar desafios no setor

Publicado em 28/05/2010 16:20

Os desafios no setor sucroalcooleiro de Mato Grosso envolvem a capacitação do trabalhador no campo e na indústria. A mecanização da mão-de-obra na colheita da cana-de-açúcar é um dos fatores que levou o setor a discutir com representantes governamentais o futuro da indústria matogrossense. O tema deu origem ao Fórum de Melhores Práticas Trabalhistas no Setor Sucroalcooleiro, que foi realizado nessa quinta-feira (27) na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt). Segundo o diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras de Mato Grosso (Sindalcool/MT), Jorge dos Santos, 40% da colheita da cana no Estado é feita manualmente. Ele aponta que esse percentual é o mesmo dos últimos anos. Conforme dados do Sindalcool-MT, na safra 2009/2010 foram empregados no setor cerca de 14,429 mil trabalhadores, que inclui 10,069 mil da agricultura, 3,276 mil da indústria e 1,084 mil do setor administrativo. "Além disso temos gerado outros 58 mil empregos indiretos". Sobre a qualificação da mão-de-obra, Santos ressalta que neste ano deverão ser qualificados 3,417 mil funcionários.<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Para a chefe de Inspeção do Trabalho da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (SRTE-MT), Norma Lúcia Silva, independentemente dos índices é necessário viabilizar a inclusão do trabalhador que perdeu o espaço. Ela acrescenta que os avanços da indústria contribuíram para a redução dos problemas trabalhistas. "Tanto empresa quanto trabalhador estão mais conscientes quanto ao direito da carteira assinada e do recolhimento do FGTS". De acordo com ela, a qualidade de vida do empregado está sendo mais respeitada.

Números do Sindalcool apontam que em 2009 cerca de R$ 2 milhões foram aplicados pelas indústrias em atividades sociais aos trabalhadores e comunidades.

Atividade suspensa - A redução de mercado para o álcool anidro provocou o fechamento da Usina Araguaia, localizada em Confresa (1,160 mil km de Cuiabá). A informação é do diretor do Sindalcool, Jorge dos Santos. A empresa deixará de moer 200 mil toneladas de cana e de produzir 15 milhões de litros de etanol. Cerca de 800 trabalhadores foram demitidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Só Notícias

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário