Consultoria vê oferta excedente de açúcar

Publicado em 25/06/2010 08:44
O mercado global de açúcar deve passar de um déficit para um superávit de oferta em 2010/2011 devido ao crescimento da produção no Brasil e na Índia, informou a F.O.Licht. A consultoria alemã elevou a projeção da safra 2009/2010 para 155.048 toneladas, ante estimativa inicial de 153.920 toneladas. "Há indícios de que a produção brasileira subirá significativamente em 2010/11, já que a economia continua a favor do açúcar em vez do etanol", disse a F.O.Licht.

Além disso, a "combinação de um aumento da área semeada com condições climáticas mais favoráveis e melhores práticas de cultivo, à medida que os preços da cana-de-açúcar dobraram em 2009/2010, podem provocar uma alta considerável na produção indiana", acrescentou.

Embora o avanço dos preços domésticos também estimule um plantio maior em outros produtores de larga escala, como China, Austrália, Tailândia, Paquistão e Indonésia, a F.O.Licht revelou que as previsões do clima no médio prazo em tais países não são tão favoráveis quanto as do Brasil e da Índia. Isso pode compensar parcialmente, ou até completamente, a expansão das áreas de cultivo, observou a consultoria.

"Junto com uma produção constante na Europa, o mercado pode voltar a ter uma oferta excedente em 2010/2011", disse a F.O.Licht. Contudo, nenhum choque de oferta é provável e o superávit não será pesado, dado que a demanda mundial se mostrou bem resistente ao longo da crise econômica e deve subir em 2010/11.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Agência Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário