Lodo de esgoto pode virar adubo de cana

Publicado em 30/06/2010 07:38 e atualizado em 30/06/2010 09:40
Substância poderá substituir complemento nitrogenado tradicional, aponta pesquisa de centro ligado à USP. Lodo supre o nitrogênio necessário e contém 30% do fósforo, mas precisa de reposição do potássio, diz estudo.
Uma pesquisa do Cena (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) mostra que o lodo do esgoto tratado pode substituir o uso de adubo mineral nitrogenado no cultivo da cana-de-açúcar.

O centro é ligado à USP de Piracicaba (160 km de São Paulo).

A técnica aponta para o aumento de 12% da produtividade e redução de custos.

"Com relação à cana, podemos afirmar que 100% do adubo mineral nitrogenado que deveria ser aplicado pode ser substituído pelo lodo de esgoto", disse Cassio Hamilton Abreu Júnior, que coordena o estudo do Cena.

O uso do lodo é estudado há quase 30 anos.

A pesquisa, financiada pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), concluiu que não há contaminação do solo e dos lençóis freáticos se o material for tratado pelas normas do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).

O estudo analisou a presença de nitrogênio, fósforo e potássio, substâncias que compõem a chamada adubação básica do solo, na área que recebeu o lodo.

Foi constatado que o lodo supre o nitrogênio necessário à cana e contém cerca de 30% do fósforo, mas precisa de reposição do potássio.

Para a pesquisa, iniciada em 2005, foi utilizado lodo de esgoto doméstico da estação de tratamento de esgoto de Jundiaí (SP).

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de São Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário