Fila de navios de açúcar volta a crescer

Publicado em 29/07/2010 08:07
A fila de navios aguardando para embarcar açúcar nos portos brasileiros não para de crescer. As chuvas dos últimos dias e a elevada demanda internacional pelo produto brasileiro contribuem para o cenário. Os portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR) tinham juntos ontem 94 navios esperando para embarcar açúcar com programação de chegada de mais 27 nos próximos dias, segundo a Santos Associados/Unimar Agenciamentos Marítimos. Há 15 dias, a fila nos dois portos era de 55 navios.

De acordo com as empresas, um navio que tenha chegado na terça-feira tem previsão de iniciar o carregamento somente em 30 de agosto. Por dia extra, cada navio gera entre US$ 15 mil e US$ 30 mil de "demurrage" (multa de sobre-estadia de navios).

Somente em Santos, há 67 navios, entre atracados e aguardando na barra. Juntos, eles têm programação de embarcar 2,313 milhões de toneladas de açúcar. Outras 17 embarcações devem nos próximos dias para embarcar 493 mil toneladas da commodity, segundo a programação dos terminais do porto de Santos. Em Paranaguá, são 27 navios aguardando para embarcar 610 mil toneladas, e mais 10 embarcações esperadas para os próximos dias. Ontem, no porto de Vitória, havia um navio, de 13 mil toneladas, já carregando.

O atraso também afeta os navios que aguardam para desembarcar fertilizantes. Em Paranaguá, por exemplo, eram até ontem 16 embarcações, entre atracadas e aguardando. Outras cinco embarcações são esperadas para as próximas 48 horas, segundo informações do Porto de Paranaguá.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Valor Econômico

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário