MS: Temperatura baixa pode atrasar a colheita da cana

Publicado em 10/08/2010 13:17

A queda da temperatura pode provocar o atraso da colheita da cana-de-açúcar. É o que afirma o engenheiro agrônomo e coordenador do curso de Tecnologia em Produção Agrícola da Unigran, Fábio Régis de Souza. Segundo ele a cana tem redução na taxa de crescimento em temperaturas inferiores a 20ºC.

“Uma colheita que ocorreria em novembro, por exemplo, poderá ser feita apenas em dezembro ou janeiro. No caso de temperatura abaixo dos 16ºC ela paralisa o crescimento o que retarda ainda mais a colheita”, diz o coordenador.

Outro fator que compromete, conforme o engenheiro agrônomo, são os dias nublados. Com a presença de nuvens, a irradiação solar fica reduzida, comprometendo a respiração e a fotossíntese - processo em que a planta realiza a produção de seu próprio alimento através do ar e energia solar.

“A cana tem um mecanismo de resistência, enfrenta bem as variações climáticas, contudo fatores como a umidade na planta em conjunto com a baixa temperatura podem prejudicar a colheita programada”, reafirma.

PRODUÇÃO

Ano passado apenas em Mato Grosso do Sul existiam 14 usinas em operação, 28 em implantação e 52 em negociação. A projeção é de que no Estado sejam colhidos pelo menos um milhão de hectares de cana e produzidos 5,9 bilhões de litros de etanol em 2012/2013.

Dados do Unica (União das Indústrias de Cana-de-açúcar) apontam que a moagem de cana-de-açúcar na região Centro-Sul atingiu 39,67 milhões de toneladas na primeira quinzena de julho deste ano, queda de 4,95% comparado com a quinzena anterior, sendo destinado 45,17% à produção de açúcar e 54,83% ao etanol.

Esse recuo se deve à ocorrência de chuvas durante a quinzena, ainda que em baixa intensidade, em algumas regiões produtoras. No acumulado desde o início da safra até 15 de julho, a moagem totalizou 255,19 milhões de toneladas, crescimento de 20,26% em comparação com o mesmo período da safra 2009/2010.

De acordo com Fábio Régis de Souza, a agricultura da cana é importante para a economia de Dourados e o surgimento de outros setores da indústria tende a fortalecê-la ainda mais, uma vez que alguns deles têm a cana-de-açúcar como base da produção.

Como exemplo ele cita o frigorífico do peixe, que está sendo criado no município. Mesmo sendo outro setor da economia, a alimentação do peixe (ração) também é produzida a base da cana, matéria-prima na produção de etanol.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fátima News

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário