Safra 2010/11 terá produção de 642 mi de toneladas de cana-de-açúcar

Publicado em 23/08/2010 18:11
A segunda estimativa de produção de cana-de-açúcar para a safra 2010/11 da AgraFNP é de 642 milhões de toneladas, 6,34% a mais que a quantidade colhida na safra anterior. Para a AgraFNP, o Brasil deverá produzir 36,6 milhões toneladas de açúcar, aumento de quase 3,5 milhões de toneladas frente a produção da safra 2009/10. A produção de etanol será de 28,1 bilhões de litros, 9,2% acima do observado na safra anterior. Neste levantamento, também foram analisados os dados da região Norte-Nordeste. 

Centro-Sul 
Quase seis meses após a primeira estimativa de safra da AgraFNP, a principal região sucroalcooleira do Brasil teve seus dados revisados para baixo, devido ao clima excessivamente seco e a maior competitividade da gasolina frente ao etanol hidratado. 

O novo levantamento da AgraFNP estima que a produção da região Centro-Sul deverá ser de 579 milhões de toneladas, leve queda de 0,64%, frente a primeira estimativa, mas ainda assim, 6,8% superior a quantidade colhida na safra 2009/10. 

De acordo com o analista de mercado da AgraFNP, Bruno Bosz, a empresa já trabalhava com perspectiva de um ano mais seco desde o início do ano, contudo, não se previa condições tão adversas como o observado até o momento. “Apesar do clima adverso, as perdas não foram tão fortes, pois houve maior concentração de ATR/tonelada de cana”, diz.

A região deve ter uma safra mais alcooleira, com um mix produtivo de 56,2% favorável ao etanol. A produção do biocombustível deverá atingir 26,1 bilhões de litro, sendo 7,1 bilhões de litros de etanol anidro (combustível que é misturado à gasolina) e 18,9 bilhões de litros de etanol hidratado. No comparativo com o primeiro levantamento da AgraFNP, divulgado em março de 2010, observa-se redução de 5,5% no volume total de etanol produzido. 

Na avaliação de Bosz, o etanol hidratado está com um preço maior na atual safra, o que é determinante para a demanda do produto, principalmente nos estados da região Norte e Nordeste do Brasil. Dessa forma, as usinas estão optando por uma maior produção de etanol anidro. “Mesmo com o aumento da frota Flex-Fuel, o consumo de etanol deve ter menor expansão na safra 2010/11.”, ressalva. 

A produção de açúcar também foi revista para baixo, estimada em 32,4 milhões de toneladas, queda de 3,6% frente ao primeiro levantamento da consultoria. Apesar da redução, o valor representa um recorde de produção. No comparativo com a safra 2009/10, observa-se aumento de 12,8%. 

Norte-Nordeste 
Ao contrário da região Centro-Sul, as precipitações elevada que atingiram os principais estados produtores de cana-de-açúcar na região Norte-Nordeste, durante o mês de junho, devem impedir a expansão da safra 2010/11. Segundo a AgraFNP, a região deverá moer 63 milhões de toneladas na atual safra, cerca de 2,3% a mais que o observado na safra 2009/10. 

Para Bosz, este aumento de produção na região Norte-Nordeste é resultado do avanço da cultura no estado de Tocantins. “A expectativa é que o estado aumente consideravelmente a produção com a inauguração de uma usina no município de Pedro Afonso”, explica.

A AgraFNP projeta que a safra 2010/11 de cana-de-açúcar na região Norte-Nordeste segue mais açucareira, sendo 56,4% da cana moída destinada para produção de açúcar. A expectativa é de que a região produza 4,2 milhões de toneladas do produto, quase 100 mil toneladas a menos que o observado na safra 2009/10. Para o etanol, a estimativa da empresa é de 2 bilhões de litros, volume similar ao produzido no ano passado, sendo 950 milhões de litros de etanol anidro e 1,1 bilhão de litros de etanol hidratado. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
AgraFNP

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário