Índia e Brasil ensaiam parceria para o etanol

Publicado em 01/09/2010 08:06
Ministros da agricultura do Brasil e da Índia devem se encontrar na próxima semana, em São Paulo, para uma aproximação que, nas entrelinhas, pode significar abrir caminhos para exportação de etanol do Brasil ao país asiático. Recentemente, a Índia renovou a mistura de etanol à gasolina em 5% com consumo estimado de 1,05 bilhão de litros por ano.

Há condições de essa mistura subir para 10%, mas a produção interna indiana é ainda insuficiente. Com a importação do etanol a partir do Brasil, a Índia teria condições de subir de imediato o percentual para 10%, afirmam fontes.

O ministro da Agricultura, Alimentação e Consumo da Índia, Sharad Pawar, deve chegar ao país no dia 8 de setembro para, no dia 9, participar da inauguração do programa de expansão dos ativos da Equipav, cuja participação majoritária foi adquirida em julho pela indiana Shree Renuka - que pagou R$ 450 milhões pelo negócio, além de assunção de dívida, e vai ainda investir mais R$ 218 milhões em ampliação e cogeração.

O titular da pasta no Brasil, Wagner Rossi, ainda não confirmou o encontro com Pawar. Segundo a assessoria do ministério, estão sendo feitos esforços para realizar o encontro no dia 10 de setembro, às 8h, na superintendência do ministério, em São Paulo.

Além de importar açúcar, a Índia também tem interesse em outros produtos brasileiros, como leguminosas, oleaginosas e óleos vegetais. A missão do ministro indiano da Agricultura também inclui visitas à Argentina e ao México.

Fonte: Valor Econômico

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Após recorde de moagem em 23/24, Coplacana projeta cenário favorável também para 24/25
Rússia proíbe exportação de açúcar até 31 de agosto, dizem agências
UE vê alta de 2% na produção de beterraba em 24/25 e maior oferta de açúcar
Unica e Orplana reafirmaram o compromisso para revisão do CONSECANA-SP
Ucrânia procura compradores de açúcar, já que cota da UE está quase esgotada