Autorizações para queimadas continuam suspensas até 10 de outubro no Acre

Publicado em 02/09/2010 08:34
O Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) mantém suspensas as autorizações para queimadas em área da agricultura familiar até o dia 10 de outubro. No entanto, será realizada uma avaliação climática para verificar a possibilidade de estender ou antecipar o prazo para autorizar as áreas já cadastradas pelo órgão à pratica da queima.

A presidente do Imac, Cleísa Brasil, explica que apenas os produtores da agricultura familiar que solicitaram autorização para queima no período de fevereiro a junho junto ao órgão é que são autorizados a queimar apenas 1 hectare da propriedade para fins de agricultura.

No entanto, ela ressalta que, até decisão do governo do Estado por meio do Imac, toda queimada no Estado é ilegal e sujeita a penalidade jurídica. "Mesmo com as chuvas que ocorreram nos últimos dias, ainda registramos uma média de 140 focos de calor por dia na região do Juruá e Tarauacá/Envira. Por isso, vamos intensificar ainda mais as fiscalizações para responsabilizar o causador do fogo", afirma.

Brasil diz ainda que a equipe foi reforçada e que a parceria com o Ibama é importante para otimizar as ações de autuação em propriedades rurais. Ela destaca ainda o apoio da Polícia Federal e Militar para o controle das queimadas. Além disso, as prefeituras também contribuem com a responsabilidade de coibir as queimadas urbanas.

"É importantes que as pessoas se conscientizem de que queimar no Acre é uma prática ilegal. O infrator, além de prejudicar o meio ambiente, contribui para os riscos à saúde da população e paga multas, podendo responder criminal e judicialmente pela prática do uso do fogo", alerta a presidente.

Cleísa declara ainda que a principal dificuldade encontrada pela equipe de fiscalização do Imac e do Ibama no controle das queimadas é a identificação dos responsáveis. "Até mesmo para identificar o responsável pelo incêndio é necessária estratégia, mas, com a situação climática favorável e a intensa fiscalização, esperamos verificar uma redução nos números de focos de calor no Estado", pontua.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Página 20

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário