Seca faz produtividade da cana-de-açúcar cair em agosto

Publicado em 14/09/2010 13:32
A falta de chuva no interior do estado de São Paulo, principal região produtora de cana-de-açúcar do país, está afetando a safra. Segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (13) pela União da Indústria da Cana-de-açúcar (Unica), a produtividade média do canavial colhido em São Paulo, em agosto, foi 10,5% menor na comparação com agosto do ano passado. Considerando a lavoura de todo o Centro-Sul, a produção caiu 9,1%.

Desde o início da safra, em março, a redução média da produtividade agrícola no Centro-Sul está em 1,6%. Segundo a Unica, a queda deve se intensificar até o final da safra, pois não há expectativa de volume significativo de chuva em setembro. Segundo o informe da entidade, a ocorrência de chuvas na região produtora de cana foi 95,72% inferior ao índice registrado em agosto de 2009 e 88,23% abaixo da média histórica para esse período.

Apesar da queda na produtividade, o volume total de cana processada na safra apresentou um crescimento, até o momento, de 19,03% em função da antecipação da moagem, adotada pelos usineiros para suprir a demanda por açúcar e etanol. Apesar do crescimento, a Unica informa que, se a estiagem persistir, poderá alterar para baixo a expectativa de moagem apresentada em agosto, de 570,19 milhões de toneladas.
Fonte: Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Ucrânia prevê produção de açúcar maior em 2024 e busca novos mercados, diz sindicato
Após recorde de moagem em 23/24, Coplacana projeta cenário favorável também para 24/25
Rússia proíbe exportação de açúcar até 31 de agosto, dizem agências
UE vê alta de 2% na produção de beterraba em 24/25 e maior oferta de açúcar
Unica e Orplana reafirmaram o compromisso para revisão do CONSECANA-SP