Seca afeta safra de cana e álcool pode subir em 2011

Publicado em 20/09/2010 08:11
A próxima safra de cana-de-açúcar do Centro-Sul deve sofrer uma quebra em função da forte estiagem que atinge a região. A afirmação é do engenheiro agrônomo Marco Antonio dos Santos, da Somar Meteorologia. Segundo ele, mesmo que o período entre novembro de 2010 e março de 2011 seja chuvoso, as perdas já são irreversíveis. Segundo ele, já há perdas na atual safra 2010/11, que aparecerão nas lavouras colhidas nos próximos dois meses.

A quebra na safra de cana tende a elevar os preços do etanol em 2011 e, com isso, reduzir a demanda pelo combustível – existe o risco, portanto, de que seu consumo caia pelo segundo ano seguido. A disparada das cotações dos primeiros meses de 2010 provocou a primeira retração no consumo de etanol em cinco anos. Com motoristas de vários estados optando por abastecer os carros flex com gasolina, as vendas de álcool no Brasil entre janeiro e julho caíram 14% em relação a igual período de 2009, ao passo que o consumo de gasolina subiu 19%. No Paraná, onde a alta dos preços do etanol foi menos acentuada e mais breve, o consumo do combustível se manteve em alta – subiu 7,3%.

Colheita
O tempo seco, por outro lado, vem favorecendo a colheita em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e em Mato Grosso do Sul. Nessas regiões, o volume de cana processado já supera as 390 mil toneladas, volume 20% superior ao verificado no mesmo período do ano passado. Em um primeiro momento, a baixa umidade favorece a produtividade das lavouras – a concentração de açúcar total recuperável (ATR) neste ano está 5,5% superior à do mesmo período do ano passado, com 138,3 quilos de ATR por tonelada de cana.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário