Estiagem faz setor revisar produção de cana

Publicado em 24/09/2010 07:24 e atualizado em 24/09/2010 09:13
Se o período de seca perdurar, a expectativa de moagem para esse ano poderá sofrer nova redução.
O setor sucroenergético revisou este mês a previsão de produção de cana-de-açúcar para este ano. No início da temporada, a expectativa de moagem era de 590 milhões de toneladas para a região Centro-Sul, onde se concentram os principais estados produtores. No momento, a estimativa está em 570 milhões de toneladas. O Paraná, terceiro maior produtor do País, deverá colher perto de 47 milhões de toneladas. ''Por causa da redução hídrica se essa seca perdurar a expectativa pode sofrer redução ainda maior'', afirma Adriano Dias, superintendente da Associação dos Produtores de Bioenergia do Estado do Paraná (Alcopar).

Apesar de a seca estar prejudicando o volume de cana colhida por hectare, 2010 tem sido um ano bom para o setor no que diz respeito ao mercado de etanol, por exemplo. ''Se por um lado a produção está sofrendo redução, o preço pago por litro de etanol tem aumentado em plena safra'', pontua Dias. É a velha lei da oferta e da procura que tem ajudado na recuperação do preço do litro de etanol. Este ano, no auge da safra, o preço do litro do produto tem sido vendido pelas usinas por R$ 0,86.

No ano passado, segundo Dias, neste mesmo período, o valor era de R$ 0,70, mas a quantidade de produto era maior. Por enquanto, a redução de produção de cana por conta da estiagem não deve prejudicar o abastecimento do setor de combustíveis.

Embora o clima não esteja muito favorável este ano para a produção de cana, o setor sucroenergético tem crescido entre 10% e 15% ao ano, nos últimos 15 anos. ''A ideia é manter esse ritmo para atender a demanda crescente'', destaca Dias. No caso do etanol, por exemplo, essa demanda vem da indústria automobilística. Dias lembra que atualmente perto de 90% dos novos veículos saem de fábrica com a tecnologia flex.

Atualmente, 50% da moagem de cana é destinada à produção de etanol e 50% à de açúcar. O superintendente da Alcopar observa que nos últimos dois anos a produção de açúcar tem crescido no País em relação ao etanol porque o produto tem se mostrado mais vantajoso comercialmente. Segundo ele, o etanol ainda não é uma commodity, a maior parte da produção fica no Brasil, apenas 18% segue para exportação. Já o açúcar tem quase 80% da produção exportada.

Estiagem

O tempo mais seco também mudou a rotina de queima de cana no Paraná. Conforme o presidente da Alcopar, Miguel Tranin, devido à baixa umidade do ar, ao invés de começar às 17 horas, agora começa às 3 horas da madrugada. Esse horário deve se manter enquanto não houver regularidade de chuva.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha de Londrina

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário