Moagem de cana-de-açúcar chega a 417,2 milhões de toneladas na região Centro Sul

Publicado em 04/10/2010 15:26
A moagem de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil na safra 2010/11 atingiu 417,2 milhões de toneladas até o dia 16 de setembro, alta de 19,5 por cento ante igual período da safra anterior, informou a União da Indústria de Cana-de-Açúcar nesta segunda-feira.

O volume de cana-de-açúcar processado pelas usinas na região na primeira quinzena de setembro, no entanto, caiu 12 por cento na comparação com a quinzena anterior, devido ao retorno das chuvas a boa parte do centro-sul, informou a entidade.

A produção de açúcar no centro-sul no acumulado da safra até 16 de setembro aumentou 31,8 por cento em relação ao mesmo período do ano passado, para 25,1 milhões de toneladas. Já a produção total de etanol chegou a 18,8 bilhões de litros, 23,5 por cento acima da safra passada até o final da primeira quinzena de setembro. A Unica informou que as chuvas dos últimos dias não mudam o panorama para a produtividade inferior nesse ano, após os amplos períodos secos registrados na região. 

"Apesar da volta das chuvas em setembro, a tendência de queda na produtividade da colheita na região Centro-Sul ainda permanece. Dados apurados pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) indicam uma quebra agrícola de 11,1 por cento na primeira quinzena de setembro comparando-se com o mesmo período de 2009", disse a entidade no relatório de acompanhamento da safra. "No acumulado desde o início da safra, a quebra atinge 3,6 por cento", acrescentou.

A concentração de Açúcares Totais Recuperáveis (ATR) por tonelada de matéria-prima atingiu 140,31 kg de ATR no acumulado desde o início desta safra, cifra 6,41% superior à observada no mesmo período da safra 2009/2010 (131,86 kg de ATR). Na primeira quinzena de setembro, a quantidade de ATR somou 161,40 kg por tonelada de cana-de-açúcar, 15,49% superior aos 139,75 kg obtidos no mesmo período da safra anterior.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Redação NA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário