Brasil busca apoio político financiando etanol na África

Publicado em 07/10/2010 08:51
Diplomatas e técnicos brasileiros entregam nesta quinta-feira ao governo do Senegal sugestões de projetos de produção de biocombustíveis no país da costa ocidental africana.

É o oitavo estudo do tipo produzido sob o memorando de cooperação no setor assinado entre Brasil e EUA em 2007. O primeiro para a África --
os demais foram feitos para países da América Central e do Caribe.A iniciativa visa aumentar a penetração econômica e política do Brasil.

As iniciativas do Brasil no setor chegam após o Itamaraty ter formalizado o interesse em assumir a direção-geral da FAO (órgão da ONU para agricultura e alimentação), cargo que desde 1994 é ocupado pelo senegalês Jacques Diouf e que ficará vago no ano que vem, aponta Cláudia Antunes em reportagem para a Folha de S. Paulo.

Ter boas relações com países africanos no setor agrícola ajudaria a angariar votos para esse projeto.

A Folha apurou que a Embrapa, que atua nesses projetos com a ABC (Agência Brasileira de Cooperação), tem pessoal permanente em Gana, Moçambique, Senegal e Mali.

Com a projeção do seu "poder brando", o Brasil espera obter apoio para as posições internacionais do país, incluindo numa eventual votação da ampliação do Conselho de Segurança da ONU.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Folha Online

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário