Açúcar: Produção aumenta 24%, enquanto safra de etanol cresce 19% no Centro Sul

Publicado em 28/10/2010 16:36
Conforme novo relatório de acompanhamento de safra da União  da Indústria da Cana-de-Açúcar (Unica) divulgado hoje, até 16 de outubro, o  volume de cana moída cresceu 13,61% no Centro Sul, na comparação com o mesmo  período do ano passado, atingindo 470,7 milhões de toneladas.
Já a produção de açúcar cresceu 24,12%, totalizando 28.614 mil toneladas.
A produção de etanol aumentou 19,17%, atingindo 21,561 bilhões de litros,  contra 18,093 bilhões de litros no mesmo período do ano passado. A produção de  anidro aumentou 29,32%, para 5,847 bilhões de litros, enquanto a de hidratado  aumentou 15,79%, chegando a 15,71 bilhões de litros.
A tendência de queda no volume de cana-de-açúcar processado pelas  unidades produtoras da região Centro-Sul do Brasil permaneceu inalterada na  primeira quinzena de outubro. Foi a terceira quinzena consecutiva em que o  volume de cana moída registrou queda em relação à quinzena anterior.
De 1 a 15 de outubro, a moagem somou 26,10 milhões de toneladas, 4,05%  abaixo da quinzena anterior e queda de 29,92% em relação aos primeiros quinze  dias de setembro. No acumulado desde o início da safra, a quantidade de cana  moída alcançou 470,68 milhões de toneladas.
As chuvas que atingiram as principais áreas produtoras no início de  outubro justificam este declínio da moagem quinzenal. Contudo, o Diretor  Técnico da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), Antonio de Padua  Rodrigues, alerta que esta elevada precipitação foi insuficiente para  interromper a queda da produtividade agrícola do canavial colhido na região  Centro-Sul.
Segundo estatísticas apuradas pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC),  na primeira quinzena de outubro a produtividade agrícola declinou  surpreendentes 23,3% em relação ao mesmo período de 2009. Desde o início da  safra, em abril, a quebra já supera 4,8% na comparação com o acumulado no  mesmo período da safra anterior.
Outro fator decisivo que ajuda a explicar a retração do volume de cana- de-açúcar processado na quinzena é o encerramento precoce da safra 2010/2011  por 23 unidades produtoras até 15 de outubro. Esse final antecipado se deve à  menor disponibilidade de matéria-prima. Na mesma data na safra anterior,  apenas duas usinas haviam encerrado a safra.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Unica

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário