Mais de 40 usinas do centro-sul do Brasil encerram moagem da safra 2010/2011

Publicado em 18/11/2010 07:31
Segundo analistas de mercado, o encerramento precoce não representa um problema para o setor.
Quarenta e quatro usinas do centro-sul do Brasil já encerraram a moagem da safra 2010/2011. Até o fim de novembro mais 140 devem finalizar a operação. Os dados foram divulgados nesta quarta, dia 17, pela União da Indústria da Cana de Açúcar (Unica). Segundo analistas de mercado, o encerramento precoce não representa um problema para o setor.

O levantamento divulgado pela entidade revela que ate o dia primeiro de novembro foram processadas mais de 500 milhões de toneladas de cana, 12% a mais em relação ao mesmo período do ano passado. Porém, o ritmo da moagem deve cair nos próximos quinze dias, de acordo com a Unica. Isso porque o número de usinas em atividade vem diminuindo de forma gradativa. Em outubro, o número de usinas que já haviam encerrado as operações é quase três vezes maior do que o registrado em igual período de 2009, quando 15 tinham feito o encerramento. O motivo, segundo as indústrias, seria uma menor disponibilidade de matéria-prima, causada pela quebra na safra. Já o analista Julio Maria Borges acredita que o encerramento precoce não significa que houve redução na oferta de cana.

– O fato de antecipar o encerramento da safra não significa que é porque faltou cana, significa que não choveu no outono e no inverno. Esta safra é maior, é recorde, excelente – diz.

No acumulado do ano, o levantamento das indústrias revela que a qualidade da cana melhorou. Porém, a expectativa é de um menor rendimento de açúcares a partir de novembro o que pode estimular a opção pelo etanol nas usinas.

Julio Maria Borges crê que para a entressafra a perspectiva é de uma maior oferta do biocombustível. Já no mercado do açúcar, a previsão é de equilíbrio.

– No caso do álcool existe o risco de preços caírem, o que não é tão bom. No caso do açúcar os preços devem continuar altos com algum viés de baixa possível pode acontecer – avalia o analista de mercado.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Canal Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário