Agroindústria canavieira perderá 10 mil postos de trabalho por conta da seca

Publicado em 26/11/2010 10:58
O encerramento antecipado da moagem de cana de açúcar nas usinas da Mata Norte pernambucana promoverá a perda de aproximadamente 10 mil postos de trabalho na agroindústria canavieira. A informação é da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP), que relaciona o cenário à estiagem ocorrida neste ano, principalmente nos meses de abril e maio, situação que promoveu déficit de até 30% na produção da matéria prima na microrregião.

A Mata Norte é responsável normalmente pela produção de 7,6 milhões de toneladas de cana por safra. Esse quantitativo representa cerca de 35% da cana produzida em Pernambuco. Entretanto, com a seca, foram perdidas 2,3 milhões de toneladas. “Por isso, os trabalhos realizados nas usinas vão terminar dois meses antes que o período convencional”, conta Alexandre Andrade, presidente da AFCP. Ele informa que geralmente, a moagem vai até março, entretanto, devido à falta de matéria prima, elas funcionarão no máximo, até o início de janeiro.

Andrade ressalta que os empregos mantidos no setor sucroalcooleiro estão relacionados diretamente com a produção da cana. A cada mil tonelada produzida são gerados cinco empregos diretos. “Os trabalhadores temporários serão os primeiros a serem penalizados com a parada prematura no funcionamento das indústrias”, conta. Ele diz que os contratos de prestação de serviço serão rescindidos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Associação Fornecedores Cana-PE

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário